Cruzeiro cria secretaria de Governo e deve anunciar diretor do Saae para o cargo

Proposta é melhorar relações com o Legislativo e reunir ações das demais pastas; Prefeitura nega cabide de empregos e diz possuir estrutura enxuta de secretarias

José Kleber e Thales Gabriel, durante entrevista no Atos no Rádio; secretaria aprovada gera polêmica por cargos (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
Cruzeiro

Com aprovação da Câmara, a Prefeitura de Cruzeiro anunciou a criação da secretaria de Governo. A estrutura da pasta contará com três diretores, dois coordenadores, além do secretário. Atualmente na direção do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) José Kleber Silveira deve assumir o cargo.

A administração municipal destacou que a criação dos novos cargos em comissão é necessária devido à dinâmica administrativa, em especial “o relacionamento institucional com os demais poderes, a sociedade civil e a interligação entre as secretarias e órgãos municipais”.

A secretaria de Governo terá o objetivo de concentrar as relações, com destaque para o Legislativo em debates sobre emendas impositivas. “A nova pasta será responsável por realizar uma maior integração entre as demais secretarias da Prefeitura, trazendo uma sinergia maior entre todos, visto que muitas obras e serviços públicos são realizados em conjunto”, explicou o prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD).

Segundo a Prefeitura, a proporcionalidade de cargos comissionados em relação aos efetivos é de 5,3%, sendo que 15% são servidores efetivos designados para cargos comissionados. “Os recursos para manutenção da pasta já constam no orçamento e pelo número de funcionários, que serão lotados na secretaria, não irá prejudicar em nada os gastos com a folha de pagamento do funcionalismo público”, afirmou Fonseca.

A atenção do prefeito à nova pasta deve ser traduzida na escolha do nome do futuro secretário. Braço direito de Fonseca e diretor do Saae, José Kleber Silveira deve ser anunciado. Além de ocupar o cargo de secretário de Obras no primeiro mandato, quando a Prefeitura destacou o planejamento de pavimentação na cidade, Silveira tem como missão no atual mandato a autarquia que é responsável por uma das principais ações da administração: a construção da estação de tratamento de esgoto, que deve elevar o índice de Cruzeiro dos atuais 3% para 90%. Na esfera política, José Kleber é apontado como possível nome de Thales para o projeto de sucessão, com foco nas eleições municipais do próximo ano.

Paras a estruturação dos cargos efetivos, a Prefeitura realizou concursos para preenchimento de vagas. “De 2017 até a presente data, já foram contratados 724 novos servidores efetivos, sendo que 141 deles, somente em 2023”, completa a nota.

Contrário – Ex-secretário de Desenvolvimento e Turismo na administração de Thales Gabriel, o vereador Diego Miranda (PSD) criticou a criação da secretaria de Governo. Além dele, Wagneriano Moreira, o Fafá (Podemos) e Higmar da Silva Lopes (PSD) votaram contrários à proposta.

“Fui contra à criação de mais seis cargos comissionados na Prefeitura. A população nos cobra diariamente a realização dos concursos prometidos, do processo seletivo da frente de trabalho entre outros”, escreveu nas redes sociais. “Esse projeto de autoria da Prefeitura vai contra àquilo que acreditamos, aumenta o cabide de emprego e quem vai pagar a conta é você munícipe”, completou.

Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a Prefeitura negou que a criação dos novos cargos possa prejudicar o Município.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?