Chuvas castigam o Litoral Norte: mortes, desaparecidos e desabrigados

Final de semana de Carnaval é marcado por desastre em São Sebastião, Caraguá, Ubatuba e Ilhabela; Estado e Governo Federal iniciam plano de atendimento

Pai retira bebê de área atingida pelas fortes chuvas, em São Sebastião; Litoral já registra 24 mortes (Foto: PMSS)

Da Redação
Litoral Norte

As chuvas do final de semana do Carnaval geraram estragos, deixaram desalojados e causam mortes até o final da tarde deste domingo (19) no Litoral Norte. Cidades como Caraguatatuba e São Sebastião iniciaram campanhas de arrecadações para ajudar as famílias desabrigadas. O governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e agentes da Defesa Civil Nacional visitarão os municípios atingidos e o Exército reforçou os trabalhos na região.

A Prefeitura de São Sebastião foi a primeira a decretar estado de calamidade pública. A cidade registrou vários pontos de alagamentos e desabamentos de terras. Um bebê de nove meses e uma mulher de 35 anos morreram após uma árvore cair sobre sua casa. Os bairros mais atingidos são Barra do Una, Juquehy, Cambury e Boiçucanga.

Outro município com morte registrada é Ubatuba, onde uma criança de sete anos foi atingida por uma pedra de duas toneladas, que deslizou de uma ribanceira na madrugada do domingo, no bairro Estufa 2.

Além de São Sebastião e Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela também registraram perdas, com alagamentos e deslizamentos de terra que, além das casas, afetam o trânsito em pelo três rodovias: Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios. Os quatro municípios do Litoral Norte decretaram estado de calamidade.

Todo o litoral paulista já registra 24 mortes, 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas. Hospitais de Caraguá, São José dos Campos e São Paulo farão o atendimento aos atingidos. Quatro caminhões com suprimentos foram encaminhados para atender as famílias. O Governo de São Paulo anunciou a disponibilização de R$ 7 milhões para as prefeituras. Já o Exército vai enviar aeronaves para ajudar no resgate.

Doações – As prefeituras anunciaram campanhas de arrecadação de material de limpeza e alimentos para ajudar as famílias desalojadas. Entre os materiais de maior necessidade estão água potável, roupas de uso cotidiano, de cama e banho, saco de lixo de sessenta litros, detergente, álcool 70%, desinfetante, cloro, sabão em pó, esponja, vassoura, rodo, pano de chão e balde de dez litros e de higiene são pasta e escova de dente e sabonete.

Os materiais serão encaminhados para as unidades do Fundo Social de Solidariedade de cada município.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?