Estado determina que desabrigados de São Sebastião sejam levados para Bertioga

Vítimas do temporal devem permanecer oito meses em cidade da Baixada Santista; Caixa libera saque emergencial do FGTS para moradores afetados

Condomínio em Bertioga, que vai abrigar temporariamente as famílias vítimas das fortes chuvas em São Sebastião (Foto: Reprodução PMB)

Da Redação
São Sebastião

O Governo do Estado confirmou no último domingo (5) que as famílias de São Sebastião que perderam suas casas no temporal do mês passado serão abrigadas temporariamente em moradias populares em Bertioga, na Baixada Santista. A medida deve contemplar cerca de 1,2 mil vítimas da tragédia, que deixou um saldo de 65 mortos no Litoral Norte.

De acordo com o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), as famílias que tiveram seus lares destruídos nos últimos dias 18 e 19 serão levadas para trezentos imóveis do Condomínio Quaresmeira, no Conjunto Habitacional Caminho das Árvores de Bertioga, localizado a cerca de cinquenta quilômetros da Vila Sahy, bairro sebastianense mais afetada pelo temporal. As moradias foram recentemente construídas pelo Governo Federal por meio do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Apesar de não divulgar quando iniciará o processo de encaminhamento das famílias a Bertioga, o Estado revelou que elas serão abrigadas por oito meses nas moradias, que possuem área útil de 43,23 m² e contam com dois quartos, cozinha, sala, banheiro e quintal. Atualmente, as vítimas do temporal seguem alojadas em pousadas e hotéis de São Sebastião.

A decisão em levar as vítimas do temporal para Bertioga é uma medida emergencial e temporária do governo paulista, tendo em vista que deverá ser iniciada nos próximos dias a construção de casas em São Sebastião para os afetados. Durante entrevista coletiva no último dia 1, Tarcísio revelou que as moradias, que terão de quatrocentos a seiscentas unidades, devem ser entregues em até 180 dias. Além de uma área segura no Vila Sahy, as casas serão erguidas também nos bairros Barequeçaba, Maresias e Topolândia.

Apoio – Após solicitação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, a Caixa Econômica Federal liberou na última sexta-feira (3) aos moradores de São Sebastião o direito ao ‘saque por calamidade’ do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço). Disponível apenas para os trabalhadores que possuem saldo na conta do FGTS, o resgate, que tem o valor máximo permitido em R$ 6.220 mil, poderá ser solicitado até 21 de maio na agência da Caixa na cidade litorânea ou através do aplicativo FGTS.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?