Potim tenta conter aumento de animais soltos em vias públicas

Medida busca evitar acidentes de trânsito em bairros rurais e urbanos; valor da multa aos proprietários varia de acordo com o porte do animal

Cavalo solto pelas ruas da cidade; Potim inicia operação de apreensão de animais que ofereçam risco no transito (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Oliveira
Potim

Preocupada com o risco de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Potim anunciou na última terça-feira (12) que promoverá operações de apreensão de animais soltos em vias públicas. Os proprietários que tiverem seus animais recolhidos serão multados pelo Executivo.

De acordo com a secretaria de Mobilidade Urbana, a empresa Rodrigo Furlanetto Rossi foi contratada nesta semana para iniciar as ações de apreensão de animais de pequeno, médio e grande porte em bairros urbanos e rurais. O principal objetivo da medida é reduzir a circulação de bois, cavalos e vacas em vias públicas, já que ela aumenta a chance de registros de acidentes graves envolvendo motociclistas e motoristas.

Apesar de focado em equinos e bovinos, o trabalho busca também conter o fluxo desordenado de bodes, cabras, cabritos, carneiros, ovelhas e porcos. Para evitar que haja a necessidade de apreensões, a equipe da secretaria de Mobilidade Urbana promove ações educativas e de conscientização junto aos proprietários sobre a importância de evitarem que seus animais fiquem soltos ou abandonados em vias públicas.

Sancionada pela prefeita Erica Soler (PL) em 30 de outubro do ano passado, a Lei nº 1238/2023 estabelece que os donos de animais de pequeno e médio porte flagrados soltos pela cidade serão multados em uma Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), que tem o valor de R$ 35,36. Já os proprietários de animais de grande porte serão penalizados em três Ufesp´s, que totalizam R$ 106,08. A lei prevê ainda que em caso de reincidência os valores das multas dobrarão. Após o pagamento da penalidade, os animais apreendidos são entregues aos donos na sede da secretaria de Mobilidade Urbana, que fica na rua Padre Firmino Dias Xavier, na região central do município. Os proprietários que não comparecem à sede da pasta em até sete dias terão seus animais doados ou leiloados.

No comunicado publicado na última terça-feira, a Prefeitura solicita que os moradores que avistarem animais soltos em vias públicas acionem a equipe da secretaria de Mobilidade Urbana através do telefone: (12) 99773-7277.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?