Depois de dez dias, Aparecida repassa R$ 800 mil para pagamento de funcionários da saúde

Empresa responsável pelo funcionamento da rede municipal teve contrato sob avaliação na Prefeitura; atraso é fruto de “situação herdada”, aponta secretário

Palestra educativa em UBS; Prefeitura paga com atraso funcionários da saúde (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Aparecida

Após uma espera de dez dias, funcionários da saúde de Aparecida receberam os salários referentes a fevereiro. O repasse da Prefeitura foi encaminhado para a Anaesp (Associação Nacional de Apoio ao Ensino, Saúde e Politicas Publicas de Desenvolvimento), empresa responsável pela atenção básica à saúde no município.

Segundo a secretaria de Administração, a verba de R$ 800 mil ficou suspensa por cerca de dez dias para que a prestação de contas da empresa fosse analisada, a pedido do prefeito José Carvalho de Paula, o Zezão da Concretagem (Podemos), que assumiu o cargo no último dia 23, após afastamento de Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito (Podemos), por noventa dias, de acordo com determinação do Tribunal de Justiça do Estado, que acatou denúncia do Ministério Público sobre irregularidade em contrato de aluguel para sede do Poupatempo.

Os 140 funcionários, que atendem nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) da cidade, receberam com atraso o pagamento.  Segundo a direção da Anaesp, a Prefeitura tem feito o repasse de forma parcelada desde agosto de 2023.

O secretário de Administração, Dr. Marco Aurélio de Toledo Piza, explicou que o repasse foi suspenso porque era preciso realizar uma análise nas prestações de contas apresentadas pela empresa. “A administração anterior, do prefeito Piriquito, não estava fazendo essa análise. Ela é necessária para se ter certeza da boa aplicação dos recursos”.

O prefeito em exercício determinou a análise das contas da Anaesp após a avaliação do risco de penalidades que a Prefeitura pode sofrer com a contratação. “Essa foi uma situação herdada da administração passada, que nós tivemos que resolver”, destacou Piza.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?