Pinda retoma Festival Nacional de Teatro nesta quinta-feira

Evento tradicional reúne companhias teatrais do país com apresentações e oficinas em programação de dez dias

Apresentação da peça de teatro em Pinda durante festival nacional, que retoma evento de forma presencial (Foto: Divulgação PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Retomando a realização presencial do Feste (Festival Nacional de Teatro), a Prefeitura de Pindamonhangaba divulgou, na última semana, a programação oficial da quadragésima quarta edição do evento. O evento tradicional reunirá diversas companhias de teatro a partir desta quinta-feira (10), com apresentações que seguem até o próximo dia 20.

A abertura oficial será às 20h, no Teatro Galpão com a peça “Não Somos Amigas” do CP Artísticas e Luluh Pavarin de São Paulo. Ao todo, 16 espetáculos foram selecionados para integrar o festival, entre eles representantes de Pinda e outras cidades paulistas como São José dos Campos, Campinas e Salto, as pernambucanas Olinda e Recife e as paranaenses Cascavel e Curitiuba.

Para este ano, a organização distribuiu as apresentações para diversos locais do município. Além do Teatro Galpão, o Bosque da Princesa, a Estação Cidadania, Parque da Cidade e a praça Monsenhor Marcondes serão palco para os artistas. Haverá ainda oficinas e espetáculos convidados. Todas as ações do Feste são gratuitas. Entretanto, para as atividades no Teatro Galpão é preciso retirar o ingresso com uma hora de antecedência na bilheteria.

O secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, celebrou a realização presencial do evento. “Nos dois anos anteriores, os espetáculos do Feste ocorreram de forma virtual, e neste ano retornamos com os espetáculos presenciais. Além dessas apresentações, o festival fortalece as parcerias que vimos firmando ao longo dos últimos anos, tanto com as instituições Sesc e Senac, por conta do curso de teatro, quanto com os grupos que se oferecem para se apresentarem no festival por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), do qual teremos três apresentações, além de uma performance do Fundo Municipal de Cultural. As ações serão agregadas com as oficinas, que são uma inovação para este ano”.

Serão realizadas ainda oficinas de interpretação pós-dramática e dramaturgia minada, afetos e musicalidade. Para participar das aulas é preciso ter mais que 18 anos.

As inscrições devem ser feitas pelo site sp.senac.br/pindamonhangaba. A programação completa do evento pode ser consultada no site oficial da Prefeitura, o pindamonhangaba.sp.gov.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?