Pinda inicia apresentações do 45º Festival Nacional de Teatro

Evento promove apresentações teatrais e palestras em diversos pontos da cidade a partir desta sexta-feira

Apresentação na edição de 2022 do Feste; programação com peças e palestras tem início nesta sexta-feira (Foto: Reprodução PMP)

Da Redação
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba inicia, a partir desta sexta-feira (10), a 45ª edição do Feste, o Festival Nacional de Teatro. O evento segue até o domingo (19), em diversos pontos da cidade, com uma programação que conta com espetáculos nas categorias adulto, rua e infantil, com classificação indicativa de 16 anos.

Registrado em fevereiro deste ano como patrimônio cultural e imaterial da cidade, o Feste tem o objetivo de estimular grupos teatrais em atividade no país, revelando novos talentos e promovendo o intercâmbio cultural por meio de apresentações teatrais. A edição deste ano conta com companhias vindas de 12 cidades, dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará, além de uma apresentação do ator, encenador e cineasta Ricardo Schopke, de Portugal.

Ao final de cada espetáculo, será realizado um debate entre o grupo, a plateia e o debatedor/crítico. Serão realizadas também palestras. A primeira delas, às 19h, da segunda-feira (13), na Fasc (Faculdade Santa Cecília), sobre a expressividade da brincadeira popular como prática de treinamento. Outras, vai abordar recursos sensoriais como experiência entre arte e vida, na quarta-feira (15) às 18h, no Museu Histórico e Pedagógico.

A entrada para todas as apresentações é gratuita, mas para aquelas realizadas no Teatro Galpão e na Estação Cidadania, os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência.

A programação completa do evento pode ser acessada no site da Prefeitura, o pindamonhangaba.sp.gov.br.

Festipoema – Outra ação cultural com o objetivo de incentivar a produção artística na região foi realizada no último final de semana, em Pinda: o Festipoema (Festival de Poemas de Pindamonhangaba) A edição deste ano teve cinco categorias, com premiações das melhores colocadas em: Soneto Desvairado, de Carlos Alberto de Assis Cavalcanti, na categoria adulto; Meu Mundo, de Ryan Damasceno dos Santos, na categoria juvenil; O Zoológico, de Ana Beatriz do Carmo Alexandre, na categoria infantil; Réquiem ao Mundo, de Stéphanny Lomar, Letícia Lacerda, Mika Montasio e Lia Oliver, na categoria interpretação; e O florescimento de uma guerreira arco-íris, de Sthephany Lomar e Mika Monteiro, na categoria vídeo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?