Moradores reclamam dos postos de saúde fechados no feriado prolongado em Lorena

Secretaria de Saúde garante que vai melhorar a logística de atendimento, mas que pacientes não devem ficar desamparados nos feriados

ESF da Vila dos Comerciários; atendimento nas unidades deve ser debatido com focos em novos feriados (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
Lorena

Moradores de Lorena questionaram a Prefeitura sobre o fechamento dos postos de saúde durante o feriado prolongado de Finados. De acordo com relatos de pacientes, os ESF’s (Estratégia Saúde da Família) fecharam no último dia 28 e só voltaram a reabrir na quinta-feira (3). Já a Saúde garantiu que o serviço ficou interrompido por dois dias e que debate a possibilidade de um novo planejamento.

Morador da Vila Rica, Maurício Castro levou o questionamento durante a transmissão do programa Atos no Rádio, questionando o motivo que levou a gestão atual a fechar os postos nesses dias. Segundo ele, a população sofre com falta de respeito, falta de remédio, médicos. “Posto de Saúde não pode ser fechado porque a saúde não espera”.

Outra ouvinte, Dorinha Reis, também se manifestou. “Posto médico e UBS não deveriam emendar feriado. Muitos têm consulta marcada e o médico não aparece”. Opinião reforçada por Jorge da Silva, “saúde é serviço de emergência. Igual a garagem e segurança municipal”, frisou.

Prefeitura – O secretário de Saúde de Lorena, Adaílton José Pinto, explicou que o feriado do dia do Servidor Público, comemorado no último dia 28 (sexta-feira) foi transferido para segunda-feira (31) e, na terça-feira (1), foi decretado ponto facultativo. “Na segunda-feira, nossas UBS (Unidade Básica de Saúde) funcionaram normalmente, apesar do feriado. Na terça-feira, que foi ponto facultativo, o transporte (de pacientes) funcionou normalmente, mas os postos fecharam. Mas os casos de urgência e emergência são atendidos pelo Pronto Socorro”.

Adailton ressaltou que nos feriados, a parte administrativa da saúde não funciona, mas que serviços como o transporte de pacientes não é interrompido. “Quanto às consultas nos postos, que ficam fechados no feriado, é feito um remanejamento para que as pessoas não deixem de ser atendidas. Nesse feriado de finados, se alguém teve problemas com a remarcação da consulta deve procurar a secretaria de Saúde, que nós vamos resolver o problema”.

Para os próximos feriados, dos próximos dia 14 (aniversário de Lorena) e dia 15 (Proclamação da República), que também será prolongado devido ao aniversário da cidade (14), o secretário informou que as UBS e os postinhos estarão fechados, mas o transporte vai funcionar e as emergências devem ser encaminhadas para o Pronto Socorro. “Nós estamos alinhando com nosso administrativo um novo sistema de atendimento, principalmente para os feriados e pontos facultativos, já que também teremos a Copa do Mundo pela frente. Nossa intenção é melhorar a logística e a comunicação com os munícipes para facilitar os atendimentos e o fornecimento de medicamentos”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?