Pinda entrega nova sede da Biblioteca Municipal

Mudança vem com qualificação de serviços; antigo prédio, no Bosque, enfrentava problemas com umidade

Cerimônia de inauguração da nova sede da Biblioteca Municipal; com novo espaço, serviços podem ser ampliados (Foto: Divulgação PMP)

Jessica Alves
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou, na última terça-feira (20), um espaço para os trabalhos da Biblioteca Municipal. A mudança promete ampliar os serviços disponibilizados.

Nomeado em homenagem ao vereador Rômulo Campos D’Arace, o prédio foi preparado para melhor acondicionar e preservar o acervo do Município.

Entre as situações que levaram a criação da nova sede, resolver o problema de umidade do antigo local é uma das missões com a mudança de instalações, que permitiu também a qualificação do acervo, com inclusão de títulos em braile nos arquivos deslizantes, áreas para as crianças e a realização de oficinas e jogos.

Para a Prefeitura, o serviço passa a seguir o conceito de “biblioteca viva”. A proposta é promover uma nossa visão do papel das bibliotecas na sociedade, com  espaço interativo e uso de equipamentos culturais.

Para incentivar e conscientizar sobre a necessidade da leitura, estão espalhadas placas, pôsteres, painéis e objetos de arte, que referenciam grandes escritores, com frases como “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”, de Mário Quintana, autor de obras como “A Rua dos Cataventos”.

A nova sede está localizada na rua Dr. Campos Sales, nº 529, no Centro.

Rômulo Campos D’Arace – Nascido em Paraisópolis-MG, Campos D’Arace foi poeta, escritor, jornalista, radialista, fotógrafo, aviador e político. Durante sua carreira, se estabeleceu em Pindamonhangaba, onde fundou o Jornal 7 Dias, produziu obras literárias e exerceu cargo político como vereador e presidente da Câmara.

Em 1952, criou a lei que isentava de impostos o comércio de livros e, meses após sua morte, foi homenageado “emprestando” seu nome ao prédio da primeira Biblioteca Pública Municipal de Pindamonhangaba.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?