Cachoeira entrega sede dos bombeiros e as vinte últimas casas do CDHU após atraso de 12 anos
Prefeito anuncia mais 52 unidades habitacionais no bairro São José, em parceria com órgão do Estado

Andréa Moroni
Cachoeira Paulista
A Prefeitura de Cachoeira Paulista entregou, na última quinta-feira (9), as últimas 20 das 80 unidades habitacionais, que foram construídas através de parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), no bairro São José. As famílias esperavam a entrega das casas há mais de 12 anos.
A entrega foi realizada no dia em que o município completou 143 anos e contou com a presença do vice-governador Felício Hamuth (PSD). O empreendimento foi entregue com a infraestrutura completa (ruas pavimentadas, sinalizadas e arborizadas, saneamento, drenagem, eletricidade e iluminação). Todos os cômodos dos imóveis têm piso cerâmico e azulejo nas áreas molhadas. As casas também foram construídas com placas de energia solar.
Durante seu discurso na solenidade, o prefeito Antônio Carlos Mineiro (MDB) anunciou que está finalizando a parceria para a construção de mais 52 unidades na mesma região. “Nós sabemos que o déficit nacional é muito grande e precisamos fazer muito mais por essa cidade”.

O gerente regional da CDHU, Francisco Assis Vieira, o Tchesco, explicou que as moradias fazem parte de um contrato antigo de duzentas unidades para a cidade, que vinha de outras administrações.
Bombeiros – No mesmo dia, foi entregue a sede do Corpo de Bombeiros, que recebeu o nome do Monsenhor Jonas Abib, em homenagem ao fundador da Comunidade Canção Nova, que faleceu em dezembro passado.
Além do vice-governador Felício Hamuth, estiveram presentes na solenidade prefeitos da região, deputados, vereadores e representantes do Corpo de Bombeiros.
A base funciona em um prédio público que fica na rua Matutino Rodrigues do Prado, nº 65, no bairro Parque Primavera. Localizado atrás da rodoviária nova, o imóvel até o início do ano passado abrigava a secretaria municipal de Trânsito e Transportes. Para garantir a infraestrutura adequada para a atuação dos bombeiros, a Prefeitura investiu cerca de R$ 400 mil na reforma do imóvel, processo iniciado no fim de junho do ano passado. De acordo com o Executivo, anualmente será gasto R$ 681 mil para a manutenção do espaço.
A implantação da base foi viabilizada por meio de convênio entre a atual gestão e a secretaria de Segurança Pública do Estado no fim de 2021. “O funcionamento dessa unidade é muito importante, pois Cachoeira dependia do deslocamento dos bombeiros instalados em outras cidades da região. A nossa base conta com 15 bombeiros, que terão à disposição um caminhão e uma viatura de resgate equipada”, explicou Mineiro.