Isael e Alckmin debatem investimentos na economia de Pinda

Encontro entre o prefeito e o vice-presidente aborda ações para atrair empresas; exportação é aposta

Reunião entre Isael e Alckmin, que tratou sobre investimentos federais em obras de Pinda (Foto: Reprodução)

Da Redação
Pindamonhangaba

A viagem do prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PL) para Brasília gerou expectativa na cidade. A comitiva pindamonhangabense foi recebida pelo vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB) e voltou com resultados animadores, com novos investimentos do Governo Federal.

Nascido em Pinda, Alckmin, que ocupou o cargo de prefeito do município entre 1977 e 1982, respondeu sobre pautas reivindicadas pela Prefeitura, que solicitou recursos para uma das maiores obras de drenagem com a construção de uma nova galeria de galeria de águas pluviais na região do São Benedito, medida que deve beneficiar especialmente os moradores, comerciantes e proprietários de imóveis da rua Conselheiro José Luiz Pereira Ribeiro, na região da Aerofisic e Oficina Vitorazzo.

O prefeito solicitou o investimento para obras viárias de implantação da Via Estrutural, uma nova via pública que ligará a rodovia Abel Fabrício Dias (região da Getúlio Vargas e Fatec) até o bairro do Feital (região da Novelis e Distrito Federal).

Além do apoio federal, o Município aposta na parceria com o setor privado para as ações no Feital, com investimentos da empresa MRS Logística, que incluiu a construção de um viaduto sobre os trilhos da rede ferroviária próximo à indústria Novelis, ao renovar a concessão de exploração do transporte ferroviário com o Governo Federal.
“Essa será a maior obra de infraestrutura do Município para os próximos anos e precisamos contar com investimentos do governo federal para colaborar com sua execução. Uma importante obra que poderá fomentar ainda mais nossa economia, gerar emprego e renda e colaborar com a mobilidade urbana da nossa cidade”, explicou o chefe do Executivo.

Alckmin, que além da vice-presidência, ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, revelou ao prefeito situações que podem auxiliar na economia de Pinda, com foco na exportação, área em que a cidade é destaque nos últimos anos. Em 2022, o município registrou um aumento de 300% o volume de exportações e acabou fechando o último ano como o 38º melhor desempenho do Brasil.
“A notícia é positiva pois os EUA deixarão de cobrar taxas adicionais de 74,52%, na forma de alíquota ‘ad valorem (frete valor)’, na importação de chapas de aço carbono originárias do Brasil. Em 2021, o Brasil exportou cerca de US$ 5,1 bilhões aos EUA em produtos siderúrgicos. Já as exportações brasileiras relacionadas especificamente a chapas grossas de aço carbono somaram aproximadamente US$ 75 milhões em 2021 e agora com essa revogação iremos incrementar esse mercado”, contou Alckmin.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?