Pinda amplia pontos para descarte de materiais inservíveis
Após investimento de R$ 225 mil, Prefeitura inaugura PEV no bairro das Campinas; outras cinco unidades devem entrar em funcionamento em 2024
Lucas Oliveira
Pindamonhangaba
Buscando evitar o descarte irregular de entulhos e demais materiais inservíveis na região leste de Pindamonhangaba, a Prefeitura inaugurou no início desta semana o PEV (Ponto de Entrega Voluntária) do bairro das Campinas. Implantada através de um investimento de R$ 225 mil, a unidade é a nona a entrar em funcionamento na cidade.
Contando com as presenças do vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Ricardo Piorino, do presidente da Câmara, Norberto Moraes, o Norbertinho (PP), e de diversas outras autoridades municipais, a cerimônia de inauguração do PEV foi realizada no início da tarde da última terça-feira (21).
Instalado em um imóvel de aproximadamente 900 m² na rua Geraldo Mário do Sacramento, o equipamento público possui quatro áreas para caçambas e cinco baias para a separação de materiais recicláveis, como pneus, óleo de cozinha, eletroeletrônicos (pilhas, baterias e lâmpadas), papel, plástico, vidro, ferro, alumínio e cobre. A unidade pode ser utilizada pela população de segunda-feira a sábado das 8h às 17h e aos domingos das 8h às 12h30.
Durante a cerimônia de inauguração, Piorino destacou que o funcionamento do PEV estimulará o descarte adequado de materiais inservíveis na região leste da cidade e garantirá mais segurança aos seus moradores. “As pessoas poderão trazer os itens que ficam incomodando nos quintais, como restos de obras, galhos de árvores, pilhas, baterias, pneus e móveis. Com isso, elas evitarão o acúmulo desses materiais em seus quintais, o que reduzirá o risco de aparecimento de pragas urbanas e animais peçonhentos, ou seja, é uma questão social, ambiental e de saúde pública também”.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, apontou a diferença entre o novo PEV e os outros oito, que ficam distribuídos pelos bairros Crispim, Delta, Feital, Liberdade, Mantiqueira e Araretama, que conta com três unidades. “O PEV das Campinas foi construído em um novo modelo, que passará a ser adotado nos próximos. É um formato sustentável, com área permeável, captação e uso de água das chuvas, ventilação natural, tijolo, telha e chapa ecológica, iluminação natural, iluminação econômica por LED e redutor de vazão de água nas torneiras, além de possuir uma área maior para setor administrativo, cozinha e banheiro”.
De acordo com a Prefeitura, outro PEV será inaugurado em breve no bairro Maria Áurea. A expectativa municipal é de que mais cinco unidades sejam implantadas até o fim do ano que vem.