Aparecida cadastra catadores individuais de materiais recicláveis

Objetivo é conhecer o número de trabalhadores informais e planejar a criação de uma cooperativa na cidade

Papelões recolhidos e encaminhados para reciclagem; Aparecida inicia cadastro de coletores de reciclados (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
Aparecida

A secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Aparecida e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) deram início ao cadastramento de catadores individuais de materiais recicláveis na cidade. O objetivo da Prefeitura é conhecer o número de pessoas que atuam e abordar a proposta de criação de uma cooperativa do serviço.

Segundo a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Natália de Carvalho, a intenção é que essas pessoas sejam incluídas no CadÚnico. “Nós temos vistos que muitas pessoas têm vindo de outros municípios para pegar reciclagem em Aparecida. Os catadores são pessoas vulneráveis. Por isso, demos início a esse cadastramento”.

Natália explicou que os catadores devem fazer o CadÚnico nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou na própria secretaria. “A pessoa faz a inscrição no cadastro único e depois é encaminhado a assistente social, que vai identificar as vulnerabilidades das famílias para que elas possam ser incluídas nos benefícios e programas sociais”.

As inscrições podem ser feitas das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. De acordo com Natália não há prazo para a realização do cadastro pelos catadores. “A ideia é ir trabalhando com eles a possibilidade de formar uma cooperativa para que, futuramente, eles possam formalizar esse trabalho”.

A secretaria também vai criar um prontuário interno dos catadores. “O Saae pretende disponibilizar para esses catadores a reciclagem do município”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?