Isael cobra agilidade de Doria para inauguração do AME de Taubaté

Unidade é aguardada desde 2016 por dez cidades; Estado não “crava” data de entrega após questionamento de prefeito

O AME em Taubaté que aguarda a inauguração pelo Estado; prefeito de Pinda cobra maior agilidade  (Foto: Reprodução PMT)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Descontente com a demora do Estado em inaugurar o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Taubaté, o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PL) revelou na última semana que encaminhou recentemente um ofício ao governador João Doria (PSDB) cobrando uma solução para o impasse. Aguardada há quase quatro anos, a entrega do aparelho público deve “desafogar” a demanda de atendimentos de saúde em dez municípios da região.

Na última quinta-feira (23), Isael anunciou que enviou o documento a Doria em 23 de dezembro de 2019, na tentativa de obter alguma informação sobre a data oficial de inauguração do AME de Taubaté. “Em meados do ano passado, o governador comunicou que a unidade seria entregue em janeiro de 2020, entretanto o tempo vai passando. Precisamos urgentemente contar com este trabalho que vai dar um importante salto na qualidade da nossa saúde já que a demanda de exames e consultas é muito alta”, explicou o chefe do Executivo.

Iniciada em agosto de 2015, a construção do AME de Taubaté tinha a previsão estadual de ser concluída em até um ano. Mas após divergências entre a Prefeitura de Taubaté e a empresa contratada para o serviço, a Construtora Alexandre Danelli, o contrato foi rescindido, causando a paralisação da obra por mais de um ano.

Após novo processo licitatório, a edificação, orçada em R$ 7,2 milhões, foi retomada apenas em novembro de 2017, tendo como previsão de entrega até o fim de 2018. Porém, ao assumir o Estado, João Dória, ordenou no início de 2019 alterações no projeto estrutural do prédio, atrasando novamente a conclusão do serviço.

Já em junho do ano passado, o tucano afirmou que a unidade seria inaugurada em janeiro de 2020, mas para o descontentamento dos moradores da região isto não ocorreu. Questionado pela imprensa regional no final de outubro do ano passado, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, informou que o AME deverá entrar em funcionamento a partir de março de 2020.

De acordo com o Estado, o aparelho público terá capacidade de realizar até vinte mil atendimentos mensais e contará com 22 especialidades médicas.

Além de Taubaté e Pinda, a unidade oferecerá consultas, exames e cirurgias a pacientes de Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luís do Paraitinga e Tremembé.

Estado – Em nota oficial, a secretaria de Estado da Saúde informou que “a entrega da unidade está prevista para o primeiro semestre deste ano, conforme readequação prevista já em 2019 (trecho do documento)”.

Apesar de não revelar o mês que a unidade terá suas portas abertas, a pasta ressaltou que já foi aberto o chamamento público para contratação da OSS (Organização Social de Saúde) que irá gerir o AME de Taubaté.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?