Isael analisa a implantação de kit covid e espera mais dez UTI’s

Prefeito de Pinda avalia uso de medicamentos, que não possuem laudo da OMS e Anvisa; cidade tem mais de duzentas mortes causadas pelo vírus

Estoque de medicamentos em uma das ESF’s de Pinda; prefeito analisa prescrição de medicamentos pré-covid  (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba 

Com ocupação acima de 100% da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para enfrentamento da Covid-19, o prefeito Isael Domingues (PL) visitou, na última semana, a cidade Porto Feliz, que faz uso do kit covid no protocolo de tratamento à doença. O Município prepara a entrega de mais dez leitos para amenizar a situação preocupante na estrutura de atendimento.

A proposta era conhecer de perto as experiências no enfrentamento da pandemia. O prefeito chegou a mencionar que diante da guerra contra o vírus, é preciso “usar todos o arsenal terapêutico possível”. Porto Feliz conta com uma população estimada em cerca de cinquenta mil habitantes e tem registrado queda no índice de letalidade causada pelo vírus. O prefeito do município, que também é médico, Antônio Cássio Prado (PTB), entregou a Isael o protocolo de manejo da hidroxicloroquina e azitromicina em pacientes sem critérios iniciais de internação. Segundo ele, os medicamentos têm sido usados em pacientes da rede pública.

Isael comentou ainda que esta é o que se chama de “medicina baseada em evidência”. Ele destacou ainda a responsabilidade médica em prescrever o tratamento, além do paciente não ter a obrigatoriedade em segui-lo.

A medida contrapõe um recente relatório baseado em diversos testes elaborados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que deve acompanhamento no Brasil, após laudo da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), afirmando que a hidroxicloquina não funciona no tratamento para o vírus e pode causar efeitos adversos. Mas para Isael, “mesmo que a ciência não comprove, temos observado alguns resultados em municípios que estão seguindo essa linha e por isso estamos fazendo essa investigação pessoalmente”.

Segundo o prefeito, a questão do kit covid foi politizada e a saúde da população deixada em segundo plano. Pindamonhangaba conta ainda com um grupo de vereadores que apoiam a implantação do kit covid no protocolo municipal do tratamento da doença.

Ainda no último ano, Pinda implantou um tratamento inicial para pacientes com os primeiros sintomas da enfermidade, nos gripários municipais. Neste kit de remédios, o paciente recebia ivermectina, azitromicina e dipirona, antes mesmo de sair o resultado do exame.

Além da medicação, a cidade foca também a estrutura. A Prefeitura anunciou que deve receber mais dez leitos de UTI contra a Covid-19. As unidades serão implantadas na Santa Casa, que tem atualmente 12 leitos UTI’s.

Imunização – Com aplicação de mais de 24 mil doses, Pindamonhangaba já observa a queda de internação de idosos com mais de 60 anos nos leitos de UTI. Isael apontou que esses são efeitos da vacinação contra o coronavírus. A cidade contabilizou mais 10,788 casos confirmados da doença, mais de três mil ainda seguem em investigação. No último boletim epidemiológico, mais de setenta pessoas estavam hospitalizadas em decorrência de complicações do vírus, que vitimou 214 moradores do município.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?