Com quase dois mil casos, Pinda registra recorde da dengue em 2023

Vigilância Epidemiológica pede ajuda da população para combater o mosquito Aedes aegypti

Trabalho de nebulização realizado por agentes de controle de endemia; Pinda tem alta de casos em 2023 (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Pindamonhangaba

Pindamonhangaba registrou 1.965 casos de dengue até 26 de dezembro de 2023. É o maior índice da doença desde 2020, quando o município confirmou 1.967 casos.

A Vigilância Epidemiológica está trabalhando para reduzir esses números ainda em janeiro. O órgão está alertando a população sobre a alta de casos e pedindo a ajuda dos moradores para ações que possam combater a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Todas as regiões de Pinda registram casos de dengue, com destaque para os bairros do Distrito de Moreira César, como Terra dos Ipês 1, Vila São José, Vila São João, Vila São Benedito, Pasin, Mantiqueira, além de bairros próximos ao centro da cidade, como Jardim Bela Vista e Santa Luzia.

Segundo a Vigilância, nota emitida pelo Ministério da Saúde indica que o Aedes aegypti está resistente a diversas fórmulas químicas de inseticidas existentes no mercado e, por isso, o chamado Fumacê não é indicado como controle do mosquito devido à baixa eficiência.

“Neste momento estamos priorizando as medições de ADL (Avaliação de Densidade Larvária), além dos tratamentos focais que serão realizados conforme as visitas forem realizadas de bloqueio e avaliação de infestação”, afirmou o Coordenador do Programa de Saúde da Vigilância Epidemiológica, Ricardo da Costa Manso.

Outra estratégia é incentivar a participação da comunidade no combate à dengue. “Pedimos que todos possam abrir a porta de sua casa para que esse trabalho aconteça. Outra ação importante que os proprietários das residências podem colaborar é com a retirada de material sem uso, principalmente os que possam acumular água”, ressaltou Manso.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?