Pinda registra aumento preocupante de casos de dengue

Número de contaminados supera em 85% o do início do ano passado; sete bairros concentram mais da metade dos registros

Agentes de controle de vetores em vistorias nas residências de Pinda; município reforça ações após aumento de casos (Foto: Divulgação PMP)

Da Redação
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba voltou a destacar as necessidades dos cuidados para inibir o avanço da dengue na cidade. A Vigilância Epidemiológica anunciou o registro um aumento de 85% de casos de dengue no início deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022. O Município intensificou as ações de prevenção nos setes bairros com maior incidência de casos.

De acordo com um boletim divulgado pela secretaria de Saúde de Pinda, na última sexta-feira (14), a cidade teve 319 moradores infectados pelo mosquito Aedes aegypt entre 1 de janeiro e o último dia 13. O montante supera em 146 o do mesmo intervalo do ano passado, que foi de 173 casos.

O diretor da Vigilância Epidemiológica de Pinda, André Pereira, apontou os motivos que contribuíram para o preocupante aumento de registros da doença. “Essa situação era esperada por nós, pois no início do ano houve uma alta incidência de chuva somada a um período posterior de seca que culminou no aumento gradativo da temperatura, cenário que torna altamente propício o desenvolvimento das larvas do Aedes Aegypt”.

Segundo o Executivo, 64,57% dos casos deste ano estão concentrados nos sete seguintes bairros: Araretama, Campinas, Cidade Nova, Goiabal, Pasin, Shangri-lá e Triângulo. O fato motivou a Prefeitura a intensificar desde o último fim de semanas as ações de prevenção à doença nestes pontos da cidade.

Além de nebulização (carro fumacê), os agentes municipais promovem vistorias em imóveis com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito e ainda conscientizar os moradores sobre a necessidade de não deixarem água parada.

Mesmo antes da publicação do boletim que evidenciou o preocupante aumento de casos, a Prefeitura vinha buscando conquistar o apoio popular no enfrentamento à doença. Durante os últimos dias 20 e 25, o Executivo promoveu a Semana de Conscientização Sobre a Dengue, que contou com palestras em escolas municipais, nebulizações em diverso bairros e distribuição de materiais informativos na tradicional praça Monsenhor Marcondes, na região central da cidade.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?