Centro Cirúrgico da Santa Casa de Pinda é modernizado com R$ 1,5 milhão investidos

Reinauguração do setor é agendada para o próximo sábado, em meio às comemorações dos 160 anos; unidade recebe melhorias e equipamentos de última geração

Sala no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Pindamonhangaba; ala modernizada tem reinauguração agendada (Foto: Divulgação PMP)

Da Redação
Pindamonhangaba

Em comemoração aos seus 160 anos de fundação, a Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba inaugura no próximo fim de semana o Centro Cirúrgico. Promovida por meio de um investimento de quase R$ 1,5 milhão, a modernização do setor busca garantir uma melhor estrutura de trabalho à equipe médica e mais segurança aos pacientes.

Fundado em 6 de agosto de 1863, graças a recursos deixados em testamento pelo Barão de Pinda, Manoel Marcondes de Oliveira e Mello, o hospital está próximo de passar a contar com um amplo e moderno Centro Cirúrgico. De acordo com a Prefeitura, o setor será reinaugurado durante o evento comemorativo de aniversário da Santa Casa que será realizado a partir das 10h do próximo sábado (12). Além de diretores e colaboradores, a cerimônia deve contar com as presenças do provedor da instituição, Décio Prates da Fonseca, do prefeito de Pinda, Isael Domingues (PL) e outras autoridades municipais.

O investimento aplicado na modernização do espaço garantiu a troca do piso, implantação de um novo sistema de iluminação, pintura e informatização através da instalação do ERP Tasy, ferramenta inteligente de organização de dados e de gestão de processos. O setor recebeu ainda equipamentos e instrumentos importados, sendo a maioria proveniente da Alemanha, como: mesas cirúrgicas automatizadas, elétricas e hidráulicas; focos cirúrgicos com iluminação em LED; aparelho para cirurgia de catarata; monitores multiparâmetros com capnografia (leitor de sinais vitais); carrinhos de anestesia; arcos digitais cirúrgicos 4k (fornecedor de imagens em alta resolução durante exames de raio-x) e óticas para vídeo cirurgia (ferramenta que possibilita a captação de imagens ampliadas da cavidade que será operada).

A ação de melhoria promete tornar a unidade cirúrgica uma das mais modernas da região e possibilitará à equipe médica a adoção de novos protocolos de segurança que objetivam proporcionar um acompanhamento mais eficiente desde a entrada do paciente até a alta hospitalar. “Todo esse investimento foi realizado com muito esforço da nossa Mesa Administrativa e é o resultado de um trabalho sério, de uma equipe profissional para priorizar cada vez mais a segurança e qualidade nos procedimentos que realizamos com nossos pacientes”, destacou o provedor da Santa Casa.

Segundo o Município, o hospital possui uma média mensal de 400 a 450 procedimentos cirúrgicos, sendo a maioria relacionada às áreas obstétrica e ginecológica, ortopédica e plástica. O prefeito enalteceu a iniciativa do comando da Santa Casa em promover a modernização do centro cirúrgico. “O atendimento SUS é a maior parte do atendimento da Santa Casa e isso mostra a importância de um trabalho sério e o quanto a entidade está comprometida com a qualidade. Esses instrumentais e equipamentos são de alto padrão e queremos parabenizar a entidade por esse investimento”.

Em seu site oficial, a Santa Casa informa que o hospital conta, além do Centro Cirúrgico, com Pronto Atendimento, Ambulatório de Ortopedia, Clínica Médica com 39 leitos, Clínica Geral com vinte leitos, Clínica Pediátrica com vinte leitos, Clínica Materno Infantil com 39 leitos, UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal com dez leitos, Berçário de Cuidados Especiais com dez leitos, UTI Adulta com dez leitos, Policlínica com 16 leitos e salas de consultas e exames.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?