Lorena executa pacote de melhorias em estradas rurais

Serviços beneficiam produtores agrícolas e famílias de cinco bairros; ação repara danos causados por fortes chuvas

Implantação de ponte de madeira em acesso a bairro na zona rural de Lorena; cidade anuncia novas ações (Foto: Reprodução PML)

Lucas Oliveira
Lorena

A Prefeitura de Lorena anunciou na manhã da última segunda-feira (19) o início do serviço de melhorias em quatro importantes estradas da zona rural. Além de facilitar o escoamento da produção agrícola, a iniciativa municipal busca garantir mais segurança para a circulação de moradores e tráfego de veículos.

De acordo com o Executivo, a equipe da secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural promove ações de adequação, de forma simultânea, em trechos que beneficiarão os moradores de cinco bairros. Um dos locais contemplados é o bairro Pinhal Novo, onde ocorre a reforma da ponte secundária da estrada Pinhal Novo, que dá acesso ao bairro Pinhal Velho.

Outro serviço em andamento é a retirada de barreiras e manutenção do pavimento da estrada Morro do Tarumã, que liga o Pinhal Novo ao bairro Sertão Velho.

Paralelamente, a equipe da secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural promove a retirada de lama e de restos de artefatos de cimento no pavimento da estrada do Pinhal Velho, mais precisamente no trecho entre o Morro da Fazenda Pinhal Velho à Grota Fria.

Já o último serviço do pacote de melhorias, que deverá ter sua execução concluída até o fim deste mês, é a manutenção do calçamento da estrada do Campinho, no bairro Campinho, nos trechos de acesso ao bairro Matão-Lorena e à Cachoeira Paulista.

Medidas – O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Jair Salles, revelou que Lorena conta com cerca de 450 quilômetros de estradas rurais, as quais anualmente sofrem danos no período chuvoso, principalmente erosões. O chefe da pasta listou algumas medidas que foram recentemente promovidas pelo Executivo para reduzir os transtornos na zona rural. “Visando diminuir os impactos causados pelas chuvas, implementamos diversas ações antes do período chuvoso, como as implantações de caixas de contenção e de redes de manilhas e até mesmo a abertura de drenagem para evitar o lançamento das águas diretamente nas vias rurais”, destacou Salles. “Nesse período, instalamos cerca de cinquenta redes de manilhas, as quais perfazem aproximadamente trezentos metros, o que diminuiu consideravelmente os problemas na área rural. É importante salientar que nos últimos governos municipais a zona rural encontrava-se carente de obras como estas”.

O secretário ressaltou ainda que a pasta seguirá monitorando e promovendo a manutenção necessária nas estradas e pontes de todos os bairros rurais.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?