Com Lê Braga ainda preso, Câmara de São José do Barreiro fala em CPI

Prefeito segue detido na sede da Polícia Federal após utilizar carro da Saúde para viagem no Carnaval; em 2022, o político já foi acusado em situação parecida

O prefeito de São José do Barreiro, Lê Braga, que segue detido após audiência de custódia; PF investiga o caso (Foto: Reprodução PMSJB)

Thales Siqueira
São José do Barreiro

Após a prisão do prefeito de São José do Barreiro e presidente do Consórcio Novo Vale, Alexandre de Siqueira Braga, o Lê Braga (PSD), na última segunda-feira (19), a situação ainda segue como incógnita. A Prefeitura permanece em silêncio sobre o assunto, enquanto a Câmara fala em abertura de processante. O político está sendo acusado de ter usado um carro oficial para benefício próprio durante as festividades do carnaval.

De acordo com informações da Polícia Federal, o prefeito utilizou um veículo da secretaria de Saúde, do tipo van, para fins pessoais. O automóvel teria sido utilizado para levar Lê Braga e mais três casais de amigos até o Aeroporto Internacional de Guarulhos para pegarem um voo até Porto Seguro (BA) para curtirem o Carnaval.

A prisão aconteceu durante uma operação da PF, no pedágio de Moreira César em Pindamonhangaba, quando o chefe do Executivo retornava a São José do Barreiro após sua viagem. Logo em seguida da abordagem da PF, o político foi encaminhado à delegacia da Polícia Federal em Cruzeiro.

Em 2022, Lê Braga já foi acusado de utilizar um veículo da secretaria de Saúde para proveito próprio. Agora, ele está sendo acusado pelo crime de responsabilidade fiscal, pois o combustível utilizado da van teria sido comprado com recursos da União.

A reportagem do Jornal Atos entrou em contato com a Prefeitura para averiguar a situação após a prisão de Braga, já que no ano passado o vice-prefeito, Marcelo da Kombi, foi afastado do cargo por irregularidades em licitação do transporte escolar no município. A Prefeitura alegou que não recebeu nenhuma notificação sobre a prisão do prefeito e que aguarda um posicionamento oficial das autoridades pertinentes.

Já o Legislativo se manifestou na última terça-feira (20). A reportagem entrou em contato também com o presidente da Câmara e cunhado de Lê Braga, Luiz Fernando Braga, mas o posicionamento dos vereadores veio em nota. “… vimos expressar nossa indignação com a conduta indecorosa do chefe do Executivo, que assim agindo, mancha o bom nome da nossa hospitaleira cidade”.

A Câmara destacou ainda apontamentos anteriores a Braga, como organização criminosa, corrupção e fraude a licitações e revelou que vai solicitar informações à Polícia Federal para abertura de uma CPI (Comissão Processante de Inquérito).

Após passar por audiência de custódia, o prefeito de São José do Barreiro, continua detido na sede da Polícia Federal até o fechamento desta matéria.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?