Atleta do Centro Hípico Italiano de Lorena é campeã paulista

Título garante vaga para a menina de dez anos na equipe estadual para a disputa do Campeonato Brasileiro; Centro atua na formação de novos talentos do hipismo

Luisa atleta profissional de hipismo, que foi campeã paulista; centro esportivo de Lorena atua na formação de jovens (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Lorena

Representando o Centro Hípico Italiano de Lorena, Luisa Bergamaschi, de apenas 10 anos, conquistou o Campeonato Paulista de Hipismo, na categoria mini-mirim, no último fim de semana em São Paulo. Com o triunfo, a pequena amazona garantiu uma vaga para representar o estado no Campeonato Brasileiro da categoria.

Realizada entre os últimos dias 13 e 15, no Clube Hípico de Santo Amaro, na zona sul da capital, a competição contou com a participação de 13 concorrentes na categoria mini-mirim, destinada a crianças de 8 a 11 anos. Superando os adversários, Luisa, que montou a égua Olivia HJ da raça BH (Brasileiro de Hipismo), completou o circuito sem derrubar nenhum dos 13 obstáculos e com o melhor tempo de prova. Com a vitória, a jovem atleta integrará a equipe paulista que disputará o Campeonato Brasileiro de Hipismo 2022, que será realizado de 7 a 10 de julho, em Santa Catarina.

Além de comentar as dificuldades que enfrentou antes da competição estadual, Luisa revelou sua expectativa para o próximo desafio. “Ser campeã paulista foi muito legal, porque achava que não iria conseguir, já que estava há três semanas doente e sem treinar. Estou um pouco nervosa para o Campeonato Brasileiro, mas acho que tenho chances de ter um bom resultado”, projetou a menina, encantada com a modalidade. “Hipismo é um esporte muito legal, mas difícil. Nem sempre a gente ganha, mas sempre que perdemos aprendemos algo novo”.

Responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento de Luisa e outros 47 alunos, o Centro Hípico Italiano, fundado em 1997 por Fernanda Bongetta, oferece desde aulas básicas de equitação até treinamento voltado à preparação para competições de hipismo.

A gerente do Centro Hípico Italiano, Juliana Peixoto, demonstrou otimismo em relação à participação dos atletas de Lorena nas demais competições que ocorrerão até o fim deste ano. “As expectativas são sempre grandes. Gostamos sempre de sonhar alto e ficamos extremamente felizes e lisonjeados dessa turma estar representando o CHI e, claro, Lorena. Porém, mais importante do que o resultado, para nós, é poder ver que estamos fazendo a diferença na vida dessas pessoas e, de alguma forma, trazendo um pouco de felicidade, ensinando um pouco sobre trabalho em equipe, respeito aos animais e diversas outras coisas que o esporte nos ensina”.

Apaixonada pelos animais e pelo hipismo, a proprietária e diretora do Centro Hípico Italiano, Bruna Bongetta, apontou os principais diferenciais do trabalho desenvolvido pela instituição, que hospeda 43 cavalos e abriga búfalos, cervos, coelhos, lhamas e mini cabras. “Procuramos pregar em primeiro lugar que o cavalo é um ser vivo como nós e que precisamos respeitá-lo e entender que nem sempre ele está apto à prática do esporte, já que tem vontade própria, salientou Bruna. “Aqui, tentamos proporcionar o ‘gostinho’ de praticar um esporte, mais por hobby, e claro, se existe a possibilidade de pensar no esporte profissional, conseguimos dar todo suporte ao atleta em termos de instrução”.

Os moradores da região interessados em conhecer o trabalho desenvolvido pelo Centro Hípico Italiano podem entrar em contato com sua direção através do telefone (12) 98141-2401. O empreendimento, que fica localizada na rua Scyllas Thomé de Souza, nº 409, no bairro Parque das Rodovias, conta também com páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?