Lorena retoma vacinação antirrábica de cães e gatos

Serviço interrompido durante a pandemia passa a contar com agendamento semanal na sede da secretaria de Saúde

Cachorro no Cean em Lorena aguardando atendimento; cidade retorna com vacinação para animais (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Lorena

Paralisado há quase dois anos devido à pandemia da Covid-19, o serviço de vacinação antirrábica para cães e gatos foi retomado na última terça-feira (17) em Lorena. Recomendado pelos veterinários, o imunizante previne o desenvolvimento da doença da raiva (infecção viral aguda).

De acordo com a Prefeitura, os moradores de Lorena interessados em vacinar seus animais de estimação devem solicitar o agendamento do procedimento na recepção da secretaria de Saúde, que fica na rua Benedito Marcondes de Moura Sobrinho, nº 38, no Centro. As inscrições podem ser efetuadas de segunda a sexta-feira, no horário das 13h30 às 15h30, sendo necessária a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência.

Para que estejam aptos a receber o imunizante, os cães e gatos devem ter mais de quatro meses de vida. A ação é recomendada aos pet’s que receberam a dose anterior da antirrábica há mais de um ano.

Segundo o secretário de Saúde de Lorena, Adailton José Pinto, a expectativa municipal é que a vacinação ocorra pelo menos uma vez por semana, porém isto dependerá do número de doses mensais que serão fornecidas pelo Governo do Estado. “É importante deixar claro que a vacinação antirrábica não é uma campanha, mas sim um procedimento de rotina que retornou a sua normalidade. Nossa meta é que a aplicação do imunizante ocorra todas as terças-feiras. Ressaltamos aos donos que a vacina é essencial para manter seus animais saudáveis, já que ela é a única forma de prevenir a doença da raiva”.

As novas etapas de vacinação antirrábica estão previstas para os próximos dias 24, 31 e 7, no Centro de Esterilização Animal de Lorena, que fica na rua Eugênio Borges, nº 147, no bairro Vila Cida.

Risco – De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a doença da raiva trata-se de uma infecção viral aguda que pode atingir animais e seres humanos. Transmitido através da mordida de animais contaminados, o vírus ataca o sistema nervoso central e causa inflamação no cérebro, podendo levar à morte se não for tratado há tempo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?