Após semana de polemicas, Câmara de Lorena aprova três novas secretarias

Bancada do Governo garante apoio para liberação de novas pastas; secretário destaca atuação no atendimento das três demandas

Prefeitura de Lorena, que terá mais três secretarias na organização municipal; Câmara aprova projeto (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
Lorena

A Câmara de Lorena aprovou, na última segunda-feira (10), o projeto do Executivo que cria mais três secretarias na atual gestão:  Direitos da Pessoa com Deficiência, Governança Digital, Políticas para Mulheres. O texto foi aprovado por 10 votos a favor e 1 contra (Silvio da Associação DEM), além de três abstenções (Bruninho Ribeiro – DEM, Careca da Locadora – PSDB, Washington da Saúde – Cidadania). Os vereadores Wanessa Andréa (Cidadania) e Marcelo Alvarenga (PSD) não participaram da sessão.

O secretário de Planejamento e Gestão, João Bosco Romeiro, explicou que a criação das secretarias já era desejo antigo da atual administração. “Quando Guará criou a secretaria da Mulher, por exemplo, Lorena já falava em criar essa secretaria. Mas tudo tem o seu tempo para ser feito. Um dia o prefeito Sylvio Ballerini perguntou se nós tínhamos orçamento para a criação das secretarias, e eu disse que tínhamos porque a administração tem recursos para fazer isso”.

Na mesma sessão foi aprovado o projeto que criava um crédito adicional para as novas secretarias, no valor de R$ 1,073 milhão. “Em 2023, o dinheiro para as novas secretarias virá do excesso de arrecadação. Já em 2024 a verba estará prevista no orçamento, como as outras secretarias”, contou Romeiro.

O secretário informou que as novas secretarias não irão inflar o número de cargos comissionados na Prefeitura. “Cada secretaria tem três cargos diretivos e o restante das vagas serão preenchidas com os funcionários que já tem e também com o concurso público que será realizado pela Prefeitura. Então, com essas novas pastas, o Município terá 136 cargos em comissão, cinquenta a menos que administração passada”.

O governa destacou que as políticas públicas voltadas para a mulher têm sido aplicadas pela Sads (secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social). “Porém a Sads trata muitas outras políticas públicas para vários outros públicos. Então é preciso ter uma pasta que faça ações voltadas para a mulher, como a inserção no mercado de trabalho, medidas contra a violência, o assédio entre outras”.

A secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência terá como objetivo implantar as medidas do programa de acessibilidade na cidade. “Por exemplo, fizeram a reforma na avenida Peixoto de Castro, coloram rampas nas calçadas, mas não é só isso. É preciso ter rampa, mas ter como caminhar nesses locais. É necessária uma política específica para os cadeirantes, garantir a acessibilidade, o transporte dessas pessoas”, exaltou Romeiro.

Já a secretaria de Governança Digital será responsável por preparar as secretarias a avançar e melhorar no atendimento à população. “É uma secretaria voltada para a tecnologia. Entre as suas funções está criar ferramentas para que o morador possa renegociar suas dívidas ou imprimir carnês pelo computador. Também existe o projeto de se instalar internet gratuita em alguns pontos da cidade. É uma secretaria para planejar o futuro”, concluiu João Bosco.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?