Após polêmicas, Pinda inaugura monumento em homenagem a João do Pulo

Um dos principais nomes da história do esporte nacional, ex-atleta é foco de nova estátua que destaca conquistas; evento contou com a participação de familiares

Monumento de homenagem a João do Pulo em Pinda; cidade prestar honrarias a ex-atleta (Foto: Reprodução PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba 

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou, no último sábado (15), um monumento em homenagem ao ex-atleta olímpico, João Carlos de Oliveira, o João do Pulo. A estátua com oito metros de altura foi instalada próxima à entrada da cidade, na rotatória que carrega o nome do esportista, um dos maiores ídolos do atletismo brasileiro.

O novo monumento foi elaborado pelo artista Hugo Lukas e construído com fibra de vidro e estrutura metálica. Segundo o artista, com o passar do tempo, e as condições climáticas, a estatua deve mudar de cor e passar a ter tons de bronze e dourado, devido ao material utilizado.

Durante o discurso de inauguração, o prefeito Isael Domingues (PL) ressaltou que essa é uma homenagem da cidade ao atleta que deixou um legado, ao mostrar que é possível superar as dificuldades. “Ele venceu em um tempo muito mais difícil, uma época em que o preconceito era muito maior. O João do Pulo venceu as barreiras, não só do salto, mas a do preconceito estrutural”, salientou. “Estamos aqui diante da estátua do João do Pulo e muito felizes em a posicionarmos na entrada na cidade. Temos muito orgulho de tudo que ele fez por nós, deixando esperança para Pindamonhangaba e um legado para o atletismo brasileiro. Somos muito gratos por isso”, finalizou Domingues.

O evento contou com a presença do ex-treinador de João do Pulo, Pedro Toledo, a filha, Thais de Oliveira e a viúva, Lili Carrupt. O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o ex-treinador Pedrão, a filha Thais de Oliveira e a viúva ‘Lili’.

Essa é a terceira estátua colocada em homenagem ao atleta. Em 2002, uma estrutura metálica, que fazia alusão ao preparo para o salto, foi instalada na rotatória. Ainda em 2020, a Prefeitura a retirou e colocou outra estátua de 14 metros, feita pelo artista Irineu Migliorini, homenagem que dividiu opinião dos moradores, além de gerar críticas e memes nas redes sociais. Após reavaliação com a família do atleta, o Município decidiu retirá-la.

História – Nascido em maio de 1954, em Pinda, João do Pulo, como ficou mundialmente conhecido João Carlos de Oliveira, um dos principais campeões da história do esporte nacional. Atleta, especializado em saltos, foi recordista mundial do salto triplo, medalhista olímpico e tetracampeão pan-americano no triplo e no salto em distância. Se aposentou após um acidente automobilístico, que o tirou uma das penas. Se tornou político, eleito deputado estadual em dois mandatos. João do Pulo faleceu em 1999, em São Paulo e está sepultado no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?