Zona Azul de Guará inicia tolerância de cinco minutos para motoristas

Método foi implantado no início de julho e agrada condutores que usam estacionamento rotativo

Estacionamento rotativo no centro de Guaratinguetá; cidade adota período de tolerância na Zona Azul (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A Zona Azul de Guaratinguetá conta agora com uma tolerância de cinco minutos para os usuários do estacionamento rotativo, que precisam acrescentar ou renovar o tempo pelo uso das vagas das vias públicas da cidade. A medida está valendo desde de o último dia 3.

Condutores que enfrentam dificuldades em encontrar os fiscais do serviço, parquímetros em operação ou não estão habituados a usar o aplicativo terão esse período para regularizar a utilização dos espaços em ruas, avenidas e praças, sem que sejam notificados. Caso extrapole o tempo liberado pelo Município, a notificação será aplicada.

A pauta havia entrado em discussão na Câmara há quatro meses, quando foi debatida uma possível tolerância de 15 minutos para os condutores. O Executivo entendeu que cinco minutos são suficientes para regularização da vaga. “Eu acho cinco pouco. As vezes a gente demora mais do que isso até encontrar algum fiscal para pagar. Principalmente se for perto da hora do almoço”, contou o motorista Edson Aparecido da Silva, de 55 anos.

Para quem está habituado a ir sempre ao Centro e parar o carro em uma das vagas do rotativo, os cinco minutos são suficientes para renovar o tempo no aplicativo. “Eu já fui notificada uma vez, precisei pagar. Depois disso, sempre coloco meu celular para despertar um, dois minutos antes. Mas tendo a tolerância, já me dá uma segurança maior, de que mesmo que o celular trave (risos), eu não corro o risco de ser notificada”, criticou a enfermeira Ana Paula Nogueira, 34 anos.

De acordo com a secretaria de Mobilidade Urbana, a tolerância atende uma necessidade dos condutores que tem dificuldades para pagar pelo aplicativo ou no parquímetro. Segundo a SMU, o app é a melhor opção para pagar com agilidade. “Mais uma medida que foi adotada, visando trazer mais facilidade e comodidade. Já adotamos a questão do valor menor em 50% no entorno dos hospitais, temos a gratuidade para quem realiza tratamentos de longa duração nos hospitais, com parecer médico”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Marco Antônio de Oliveira.

Guaratinguetá tem 1.136 vagas do estacionamento rotativo. O secretário confirmou que alguns parquímetros apresentam problemas técnicos e a decisão da tolerância também leva em conta possíveis imprevistos nos equipamentos para pagamentos com cartões, que ficam disponibilizados em diversas vias da cidade.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?