Arilson acusa empresa e Prefeitura por “meta de cobrança” na Zona Azul de Guará

Estacionamento rotativo é alvo de debate na Câmara; vereador denuncia: “está roubando os munícipes”

Área de Zona Azul na região central de Guará; serviço é alvo de denúncia sobre suposto esquema (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

A sessão de Câmara de Guaratinguetá da segunda-feira (15) foi marcada por debate acalorado e denúncias apresentadas pelo vereador Arilson Santos (Podemos) sobre suposto esquema de cobranças irregulares da Estacionamento Digital, empresa que gerencia as zonas Azul e Verde do estacionamento rotativo do município. O parlamentar apresentou um vídeo em que é exibido um diálogo entre um usuário do serviço e um dos colaboradores da terceirizada, apontando para “premiação por meta de multas”.
O vídeo, sem identificação do funcionário e do autor da gravação, expõe na conversa que os monitores têm de cumprir uma meta de cerca de R$ 8 mil em notificações, em média, de 15 a 23 por dia. Ainda de acordo com o funcionário, esse pedido seria não só do dono da empresa, mas também da Prefeitura.
Durante o debate na Câmara, Arilson sugeriu a abertura de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para a investigação do tema. “Enviar para o Ministério Público não é remédio, porque a obrigação de fiscalizar, a prerrogativa constitucional é desta Casa”, frisou. “Eu pergunto, ‘o que nós vamos fazer?’ Olhem a quantidade de dinheiro que foi tirada da população de Guaratinguetá. Como diz o provérbio ‘na mão grande’, pois esta empresa está roubando os munícipes de Guaratinguetá”, atacou o vereador, durante sua explanação na tribuna, destacando ainda que “tem mais materiais”.
O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Guaratinguetá, Major Oliveira, falou sobre o assunto ao Jornal Atos, destacando a transparência da pasta, tendo em vista que os números do serviço expostos pelo vereador foram fornecidos pela Mobilidade. “Há uma diferenciação de produtividade, como qualquer outra empresa. No entanto, o que se destaca é que o primeiro item é referente à própria venda do tíquete, que é quanto mais vender é maior o peso nessa pontuação. Depois vem a sinalização para estacionamento e saída do veículo, e último caso o aviso de cobrança tarifária, que é a notificação, que é o que tem menos peso”, explicou o secretário a respeito da produtividade dos monitores.
Ainda de acordo com Major Oliveira, nesta quarta-feira (17), o gestor regional da empresa Estacionamento Digital estará em Guaratinguetá para conversar com a equipe da secretaria. Após a reunião, novas informações devem ser divulgadas pela Prefeitura.
A reportagem do Jornal Atos entrou em contato telefônico com a empresa Estacionamento Digital. A contratada enviou uma breve resposta, ainda sem informações sobre o serviço prestado. “Estamos trabalhando em uma nota oficial em relação ao que foi noticiado, e o mais breve possível teremos uma resposta”.
Resposta que não chegou à redação até o fechamento desta edição.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?