Cruzeiro inaugura creche para atender crianças de 4 meses a 3 anos

Já em funcionamento desde fevereiro e com cem vagas preenchidas, espaço teve entrega oficial na sexta-feira; capacidade total é de 115 atendidos

Representantes da Prefeitura em inauguração de creche em Cruzeiro; unidade pode atender 115 crianças (Foto: Divulgação PMC)

Thales Siqueira
Cruzeiro

Uma solenidade, organizada pela secretaria de Educação de Cruzeiro, marcou o fim das obras e a entrega oficial da Creche Municipal Jayra da Cruz Payão Pellegrini na noite da última quinta-feira (20). O espaço, que já está em funcionamento desde o início do ano, tem capacidade para atender  até 115 crianças, de 4 meses a 3 anos, mas já conta com cem vagas preenchidas.

A creche conta com salas de aula amplas, pátio coberto, um refeitório bem estruturado, banheiros adaptados para o banho dos bebês, berçário, espaços lúdicos, playground e área de recreação. O prédio é composto ainda por um setor administrativo completo constituído de secretaria, salas de direção, sala dos professores e coordenação pedagógica.

De acordo com o secretário de Educação, Mário Costa, a ideia de construir o novo espaço surgiu devido à defasagem de vagas na primeira infância e a consequente necessidade de ampliar o número de vagas nas creches.

“Nós vimos a oportunidade de fazer a locação do prédio onde funcionava o colégio Santa Terezinha, onde também já foi o Ceic (Centro Educacional de Integração Comunitária). Nós iniciamos as tratativas e conseguimos inclusive ampliar a área locando uma casa vizinha”.

A nova creche foi criada com a intenção de ser um espaço amplo, seguro e acolhedor, além de um ambiente que fomente o aprendizado, o desenvolvimento e o bem-estar das crianças.

A equipe é composta pelo núcleo administrativo, técnicos de organização escolares que auxiliam nas diversas tratativas da secretaria e técnicos de desenvolvimento educacional que são responsáveis por dar suporte no atendimento das crianças. Cada turma conta com dois professores, e ainda há a equipe nutricional responsável pelo preparo das refeições dos pequenos.

Durante a inauguração foram prestadas diversas homenagens à patronesse Jayra da Cruz Payão Pellegrini, professora que dedicou mais de três décadas para a educação da cidade.

“A creche já vinha funcionando desde fevereiro. Foi uma determinação do prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD) de que não esperássemos a inauguração e já disponibilizássemos as vagas. Mas a inauguração foi um momento emocionante. A professora (Jayra) tem uma história na cidade de Cruzeiro, uma história que marca, que deixa um legado”, destacou Costa.

Nos últimos quatro anos foram entregues outras unidades de creches, além da ampliação de algumas existentes resultando em mais de quatrocentas vagas. A Prefeitura deve inaugurar em breve uma nova creche, no bairro da Vila Batista, que deve atender aproximadamente cinquenta crianças. Com esses números, a administração espera zerar o número de espera por vagas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?