Saeg lança projeto inédito com preventivo em pontos de vistoria de esgoto

Contrato de três anos com a Eco Vale Higienização e Controle de Pragas é aposta para inibir problema com estrutura nas residências

Miguel Sampaio durante apresentação do equipamento usado pela empresa; investimento de R$ 1,5 milhão (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

A Saeg (Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá) assinou, no último dia 29, um contrato de três anos com a empresa Eco Vale Higienização e Controle de Pragas, para que um trabalho preventivo seja realizado nos poços de visita da rede de esgoto, também conhecidos como pontos de vistoria. A medida tem o objetivo de evitar entupimentos e o retorno do material às residências.

O contrato tem o valor de R$ 1,589 milhão. De acordo com a Saeg, essa é primeira vez que este tipo de ação é realizado nos bairros. “Vamos trabalhar esses próximos três anos fazendo um trabalho preventivo, limpando esses pontos de vistoria da rede de esgoto, para eliminar toda a sujeira, que muitas vezes colocam inadvertidamente. Tem muita gente que joga pano, fralda, absorvente íntimo, papel, e isso nós pedimos para a população não fazer”, destacou o diretor presidente da Saeg, Miguel Sampaio.

Ainda segundo Sampaio, a medida deve evitar custo de manutenção de bombas e que a rede de esgoto dê retorno nas casas, situação que é causada por conta de entupimentos.

O proprietário da empresa que irá prestar o serviço, Bruno Cavalca, explicou que em outras ocasiões, a empresa, que é de Guaratinguetá, já atuou junto à Codesg (Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá) em trabalhos corretivos, mas que desta vez o objetivo é se antecipar ao problema. “Nós vamos utilizar um caminhão tanque com equipamento de alta pressão de água. A mangueira vai entrar na tubulação e com a alta pressão de água ela vai fazendo toda a limpeza e removendo as incrustações de dentro das tubulações e esse mesmo equipamento faz a sucção do resíduo. Um equipamento, que é acoplado no caminhão, ele limpa, e outro remove, então, conseguimos fazer a limpeza 100% das redes”, exemplificou.

A Saeg revelou que um cronograma semanal será divulgado com os bairros que serão atendidos pelo novo serviço.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?