Recém criada, quinta divisão Paulista recebe Manthiqueira em 2024 e espera pelo Atlético Guaratinguetá

Após campanha frustrada neste ano, Laranja vê caminha mais distante para o sonho da elite; ainda sem definição, fundador da Coruja sonha repetir a Garça

Comemoração de gol do Manthiqueira durante campanha deste ano; time terá que disputar a Segunda B (Foto: Reprodução AD Manthiqueira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O Campeonato Paulista ganhou uma nova divisão e passará a ter cinco níveis em 2024. A última vez que isso ocorreu foi em 2004, quando o último escalão estadual era chamado de B-2. No ano que vem, o Manthiqueira disputará o último escalão, depois de não ter ido bem na Série B deste ano. Já a estreia do Atlético Guaratinguetá continua como incógnita.

Em 2023, a FPF (Federação Paulista de Futebol) colocou em prática uma decisão discutida já há pelo menos três anos: criar uma nova divisão. A “inchada” Série B, equivalente a quarta divisão, começou com 36 clubes neste ano. Atualmente, 16 disputam a terceira fase. Essas equipes já estão garantidas no mesmo nível estadual do ano que vem, que deve ser chamado de Segunda A (quarta divisão), exceto o campeão e vice sobem para a A-3. Os rebaixados da A-3 disputam a Segunda A.

Neste ano o Manthiqueira avançou à segunda fase da competição, mas ficou na lanterna do Grupo 8, com apenas uma vitória e cinco derrotas. O desempenho fez com que a Laranja permanecesse no bolo de vinte clubes com os piores desempenhos deste ano. Esse bloco de times disputará a Segunda B, que será equivalente à quinta divisão paulista.

O clube, administrado pelo técnico e proprietário, Dado de Oliveira, esteve na Série A-3 há seis anos e agora terá que enfrentar um desafio desconhecido para sobreviver nos andares mais baixos do futebol paulista. O último capítulo da equipe na quarta divisão marcou uma derrota de 3 a 0 para o Taquaritinga.
“Pra mim não muda nada. Eu vejo o outro lado. Ao invés de eu ver rebaixamento, eu vejo que 16 clubes conseguiram sair da Bezinha e vão disputar uma série diferente, para os outros não muda nada. Para o Manthiqueira, no ano que vem, vai ser um campeonato como se fosse esse”, destacou Oliveira, ao canal Futebol Paulista.

Primeiro Passo – O sonho com o profissionalismo do futebol agora terá um degrau a mais. O Atlético Guaratinguetá, que já disputa competições com as categorias de base pode começar a caminhada rumo à primeira divisão no quinto nível do estado. Mas o clube mantém a cautela e não bate o martelo se a equipe entrará na disputa no ano que vem.

O preparador de goleiros, Cacalo, um dos fundadores do Atlético, esteve na quinta divisão com o licenciado Guaratinguetá Futebol Ltda (na época, Esporte Clube) nos anos 2000 e 2001. “O sonho não tem limites, e como já foi da outra vez, por que não uma segunda vez, não é? Mas a gente não tem uma previsão, uma data. Com certeza, em algum momento, tudo que o Guaratinguetá viveu, nós (Atlético) viveremos novamente”, exaltou Cacalo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?