Paciente de Guará aguarda exames para caso suspeito de coronavírus

Mulher apresentava sintomas após dar entrada na última sexta-feira; aulas da rede municipal são suspensas gradativamente nesta semana e efetivamente por 15 dias

Acesso ao Pronto Socorro do Hospital Frei Galvão; paciente aguarda exame (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Uma mulher de 66 anos deu entrada no Hospital Frei Galvão de Guaratinguetá com sintomas de coronavírus, na última sexta-feira (13). A paciente mora na cidade e chegou ao hospital com febre e falta de ar. Ela permanece internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e aguarda a liberação dos resultados dos exames feitos no fim de semana passado.

Pela manhã, o Frei Galvão informou que a paciente era de Lorena, mas a informação foi rebatida pela secretaria de Saúde de Guaratinguetá em coletiva de imprensa no início da tarde. “Apenas um caso suspeito. Não tem confirmação. Provavelmente o resultado do exame chega daqui uns quatro dias. Não existe outro caso suspeito. Por enquanto em Guará apenas um caso suspeito”, explicou a secretária de Saúde, Maristela Macedo.

A pneumologista Heloísa Bazzarelli atendeu a paciente com suspeita de Covid19. De acordo com a médica, a mulher fez os exames e o quadro clínico da paciente é bom. “Ela está estável, está internada na UTI, foi colhido o exame, não foi nada ainda confirmado. Aguardamos o resultado, ela não está entubada. Tudo além disso que estão falando, é fake, não é verdade. Ela respira o ar ambiente, mas precisa ficar em observação pois ela tem alterações no raio X, mas que não são típicas de coronavírus, pode ser H1N1”.

Recomendações – A secretaria de Saúde de Guaratinguetá colocou dois telefones à disposição dos moradores, para casos suspeitos de coronavírus. A recomendação do setor é de que pessoas que tiverem sintomas como tosse, espirros, febre, dores pelo corpo e falta de ar evitem ir ao Pronto Socorro e informem o setor municipal pelos telefones 98193 1534 e 3123 2900. Em casos suspeitos de Covid19, o setor buscará os pacientes em casa.

Foi reforçado pela saúde municipal que é fundamental a higienização constante de estabelecimentos comerciais, restaurantes, hotéis, indústrias e repartições públicas. Outra recomendação feita para restaurantes é o limite mínimo de um metro de distância entre uma mesa e outra. É recomendado que bares e casas de shows evitem aglomerações. Não foi decretado o fechamento de nenhum estabelecimento.

As atividades do Fundo Social de Solidariedade e da secretaria de Esportes que envolviam as presenças e participações de idosos foram canceladas. A secretaria de Mobilidade Urbana informou que o cartão do idoso, que era emitido diretamente na secretaria, poderá ser emitido virtualmente pelo site da Prefeitura, o guaratingueta.sp.gov.br sem que haja a necessidade da visita presencial dos idosos à unidade.

Recesso escolar – A secretaria de Educação de Guaratinguetá confirmou que as aulas da rede municipal de ensino serão suspensas gradativamente nesta semana e efetivamente a partir da próxima segunda, 23, pelos próximos 15 dias. Nesta semana os pais serão comunicados das suspensões e terão um tempo para se programarem quanto ao tempo livre dos filhos. “A partir de hoje, 16 de março, as escolas vão avisar os pais, que é opção deles, mandar ou não o aluno para a escola. É claro que os pais que tem com quem deixar as crianças, podem escolher em não manda-las para as escolas. As escolas vão trabalhar normalmente com os professores e fará pequenas reuniões com os pais para esclarece-los de todas as medidas que devem ser tomadas e todas as ações”, explicou a secretária Elisabeth Sampaio.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?