Conselho de Segurança debate guarda armada e redução dos crimes em Pinda

Projeto orçado em R$ 180 mil está próximo de ser finalizado; medidas tentam manter queda sequencial de índices criminais na cidade, após 2019 de baixas

Reunião do Conseg, em Pindamonhangaba; cidade debate armamento para Guarda Civil ainda em 2020 (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Mais uma vez o auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba recebeu a reunião do Conseg (Conselho de Segurança Pública). Durante a reunião, foram discutidas as ações policiais ao longo dos últimos meses, quando houve redução dos crimes, conforme indicadores do Estado. Entre os destaques, o projeto de armamento da Guarda Municipal.

De acordo com a comandante da Polícia Militar em Pindamonhangaba, a capitão Lucimeire Jerônymo, fazer panoramas das ações policiais é importante para compreender quais bairros demandam mais estratégias, uma vez que o policiamento é feito de acordo com as solicitações de moradores para inibir a incidência de crimes. Ela destacou a redução de assassinatos nos últimos anos. “Tenho citado que em 2016 tivemos o número de 32 homicídios. Até para se fazer o comparativo com o ano passado, tivemos o registro de 15 homicídios na cidade, ou seja, a redução é significativa”.

Entre as ações que o município estuda para ampliar a estrutura de segurança está o projeto de armamento da Guarda Municipal. O processo, orçado em R$ 180 mil, está em fase de finalização, de acordo com informações da secretaria de Segurança Pública. O responsável pela pasta, José Sodário Viana, esteve na Policia Federal, em São Paulo, no início desta semana para levar a documentação necessária, e os agentes estão em testes para aprender as novas normas.

Em fevereiro, Sodário revelou que dos 177 agentes, 45 foram aprovados e seguem para treinamento até o porte definitivo. Entre os cursos oferecidos pela parceria entre a GCM, Polícia Civil e Militar e os Bombeiros estão defesa pessoal, policiamento comunitário, direito administrativo e penal, controle de distúrbios civis e uso de tonfa (bastão com uma alça perpendicular), além de noções sobre abuso de autoridade.

O encontro pontuou a necessidade da realização dos boletins de ocorrência tanto para que sejam investigados quanto para que a polícia saiba para onde determinar onde os agentes irão atuar. Atualmente, o cidadão pode efetuar o boletim sem sair de casa por meio da internet para casos de roubo ou furto de veículos, roubo de documentos, celulares ou objetos, desaparecimento de pessoas, perda de documentos, acidentes de trânsito sem vítimas, injúria, calúnia ou difamação.

Para o presidente do Conseg, Alexandre Pió, fazer análises dos índices de criminalidade de Pinda ajuda o morador a entender as ações de segurança, pois nas reuniões há presença de representantes das policiais militar e civil.

As reuniões do Conselho de Segurança são realizadas uma vez por mês, no auditório da Prefeitura. A próxima está programada para o dia 6 de abril, aberta à toda comunidade.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?