Com milhares de casos de dengue, RM Vale investe em nebulização no combate ao mosquito transmissor

Pinda, Guará, Potim e Aparecida seguem cronograma com fumacê; recordista de contaminações, Cruzeiro investiga possível terceira morte na última semana

A Santa Casa de Cruzeiro, que registrou mais uma morte com suspeita de contaminação por dengue (Foto: Rafaela Lourenço)

Bruna Silva
Marcelo Augusto dos Santos
RMVale

Os casos de dengue na RM Vale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) só vêm aumentando desde o início da estação. A região já soma mais de seis mil casos da doença, com destaque para Cruzeiro, que investiga a possível terceira morte pela doença e tem 1.961 confirmações. Para combater o mosquito transmissor, as prefeituras têm investido no uso de nebulização.

A terceira morte suspeita em Cruzeiro é de um idoso de 73 anos, que havia dado entrada no hospital no dia 6 de fevereiro. Um exame havia confirmado a doença, mas ele acabou liberado após dias de tratamento. No último dia 28, ele voltou a ser internado e encaminhado para São José dos Campos, onde faleceu na última terça-feira. As outras duas mortes na cidade foram de um idoso de 81 anos e uma mulher de 60 anos.

Em Aparecida, houve mudança na estratégia da realização do serviço após a constatação da incidência de dengue no bairro Santa Luzia. Anteriormente estava previsto que as equipes fossem para o Itaguaçu. Apesar disso, o cronograma estabelecido segue ordem de demanda de região com casos confirmados. Até o fechamento desta edição, a cidade contabilizou 489 casos. Para auxiliar no combate às endemias, a secretaria de Vigilância Epidemiológica tem realizado ações de bloqueio. A Prefeitura reforçou o pedido para que os munícipes abram suas casas.

Em Pindamonhangaba são 380 casos confirmados. O fumacê está passando em bairros emergentes como Jardim Cristina, Araretama e Mantiqueira. De acordo com informações da Prefeitura, a secretaria de Saúde não tem acesso à aquisição deste gênero de veneno utilizado, o malathion. Somente o Ministério de Saúde tem aval para adquirir este inseticida. Em 2020, o Governo Federal voltou a fornecê-lo, por isso a ação foi retomada com critério e cuidado, especialmente nas regiões de estado em alerta.

Em Potim, as ações de nebulização estão concentradas no CDHU. A cidade conta 1.730 casos, outros 200 seguem em investigação. Na cidade de Guaratinguetá, com 1.138 casos de dengue, recebem o fumacê os bairros de Nova Guará, Tamandaré, Portal das Colinas, Vila Municipal 1 e 2, além do Parque Santa Clara.

O reforço informativo das Prefeituras continua sendo a colaboração da população para que evite deixar objetos e recipientes que possam acumular, propiciando a proliferação do Aedes Aegypt – transmissor de dengue, zika e chikungunya.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?