Fachada do antigo prédio da Prefeitura desaba em Guará

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros investigam; imóvel, que vai abrigar novo teatro, estava vazio no momento do incidente

Fachada da antiga sede da Prefeitura de Guaratinguetá, que desabou (Foto: Reprodução Defesa Civil)

Lucas Oliveira
Guaratinguetá

Um antigo prédio que recebeu recentemente a sede da Prefeitura de Guaratinguetá amanheceu, nesta segunda-feira (30) com sua fachada no chão. O desabamento ocorreu por volta das 2h30. Após o incidente, o imóvel foi interditado pela Defesa Civil de Guará, já que existe o risco de que toda a estrutura caia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o desabamento foi relatado por um segurança que trabalha em outro prédio na praça Homero Otoni, região central da cidade.

A testemunha relatou aos bombeiros que ouviu um estrondo e que na sequência se deparou com os destroços.

Contando com equipes de Guará e Aparecida, o Corpo de Bombeiros realizou buscas por possíveis vítimas, porém constatou que não havia ninguém no prédio no momento do desabamento. Na sequência, a Defesa Civil de Guará isolou a área de acesso ao imóvel, pois ele teve sua estrutura abalada. A causa do desabamento é investigada pelos bombeiros e a Defesa Civil.

Inaugurado em 1 de março de 1884, o prédio abrigou até 1928 o Teatro Carlos Gomes. Já em 1929, ele passou a sediar a Escola de Farmácia e Odontologia de Guaratinguetá. Tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), o imóvel em 1933 se tornou sede da Prefeitura. Devido ao seu avançado estado de deterioração, o espaço deixou de abrigar o Executivo em 2013, permanecendo fechado desde então.

No fim de setembro deste ano, a Prefeitura deu a ordem de serviço para que a empresa Incorplan Engenharia Ltda realizasse a demolição do prédio e na sequência iniciasse no local a construção do Teatro Municipal, orçada em R$ 10,6 milhões. Segundo a Prefeitura, apesar da emissão da ordem de serviço, a terceirizada ainda não começou o trabalho de demolição.

O Executivo ressaltou que o projeto técnico de construção do teatro foi aprovado pelo Condephaat e que a fachada do prédio histórico, inicialmente prevista no projeto para ser restaurada, será reconstruída assim que possível.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?