Com objetivo de acelerar abertura de empresas, Sala do Empreendedor é inaugurada em Guará

Novo espaço vem de iniciativa entre Prefeitura e Aceg com apoio do Sebrae; Sala deve formalizar abertura de empresas em até 48 horas

Evento de inauguração da Sala do Empreendedor em Guará; iniciativa é resultado da parceria entre Associação Comercial e Sebrae (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

A Sala do Empreendedor de Guaratinguetá foi inaugurada na última sexta-feira (29). O principal objetivo da nova sala, instalada no prédio da Aceg (Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá), no Centro de Guaratinguetá, é agilizar e desburocratizar o processo de abertura de empresas, tornando possível formalizar em até 48 horas. A Sala do Empreendedor faz parte do “Avança Guará”, programa de retomada econômica do município.

A iniciativa da Prefeitura e associação conta ainda com a parceria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Autoridades como o prefeito Marcus Soliva (PSC), o vice-prefeito, Régis Yasumura (PL), e o secretário de Governo, João Vaz (responsável pelo “Avança Guará”) participaram do evento de inauguração.

O serviço contará com um funcionário da Prefeitura, que ficará na Aceg para atender o empreendedor desde os primeiros trâmites, como documentações necessárias e consulta de viabilidade de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), que anteriormente eram realizados no prédio da Prefeitura. Um colaborador do Sebrae também fará parte da equipe da sala.

Outro atendimento presente na Sala do Empreendedor será o da Jucesp (Junta Comercial de São Paulo), órgão que registra o contrato social das empresas, efetivando a abertura, que antes mesmo da iniciativa, já funcionava dentro da Aceg.

O serviço da Sala do Empreendedor será gratuito. Os custos para o empreendedor serão somente das taxas que já fazem parte do processo de abertura de uma empresa. O atendimento da Sala do Empreendedor tem início nesta segunda-feira (2). No primeiro momento terá funcionamento das 13h às 18h.

Segundo o presidente da Aceg, Guilherme Gigli, conforme o aumento da demanda pela abertura de empresas, o horário será estendido. “Conforme a demanda aumentar, e a gente ver que há a necessidade, com pessoas vindo de manhã, com uma grande procura, nós já temos um pré-acordo, que nós vamos estender o horário para o horário oficial da Associação Comercial, das 9h às 18h”, explicou.

Representantes do Sebrae destacaram que o diferencial da Sala do Empreendedor de Guaratinguetá é estar sediada dentro do prédio de uma Associação Comercial. A gerente regional do Sebrae, Ariane Canellas, ressaltou que, em média, trinta atendimentos são realizados todos os dias na sede do Sebrae, com quase duzentas formalizações ao mês, como MEI (Microempreendedor Individual). “Todos os produtos e serviços do Sebrae vão estar à disposição da Sala do Empreendedor. Nós vamos continuar fazendo as aberturas, mas a orientação a partir de segunda-feira é para que todos venham à Sala do Empreendedor”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?