Com objetivo de agilizar obras, Guará inaugura Escritório de Projetos Especiais

Iniciativa promete tornar mais rápida a entrega de projetos à Prefeitura; Trabalhos no local incluem ações do Plano de Aceleração do Desenvolvimento

Evento de inauguração do escritório de Projetos Especiais, que atende desde a última semana em Guará (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá inaugurou na última sexta-feira (20) o escritório de Projetos Especiais. O novo espaço fica no prédio onde também funciona a Assessoria da Mulher do município, na região central. O objetivo da iniciativa é concentrar os trabalhos que envolvem, especialmente, as secretarias de Governo e Planejamento, agilizando o andamento de projetos, para que sejam entregues de forma mais rápida ao setor de licitação da Prefeitura.

Os principais projetos designados ao novo escritório fazem parte do PAD (Plano de Aceleração do Desenvolvimento). De acordo com o responsável pela pasta de Governo, João Vaz, que também é quem está à frente do novo escritório, a montagem de projetos é a etapa mais demorada da contração de obras, pois os projetos “são muito específicos”. Ele destacou que as ações passam por etapas técnicas e que, normalmente, são trabalhados, por exemplo, na secretaria de Planejamento, setor com mais atribuições, o que leva à maior dificuldade em agilizar a entrega dos projetos à Prefeitura.

“Hoje, a secretaria de Planejamento tem 83 projetos tramitando, uns já em fase final, outros em andamento e outros que já entraram, mas não foram iniciados. Deste total, cinquenta serão repassados aqui para o escritório de Projetos Especiais”, contou Vaz. “São aqueles projetos que vão ao encontro do PAD, onde a Prefeitura de Guaratinguetá tem a intenção de investir R$ 100 milhões em obras nos próximos dois anos e meio”, salientou.

O escritório de Projetos Especiais iniciou os trabalhos nesta segunda-feira (23). Os colabores que atuam neste novo local são da secretaria de Governo e contam ainda com apoio técnico e operacional da secretaria de Planejamento, como, o responsável pela pasta, Gonçalo Ferraz.

Representantes da secretaria de Obras também estão presentes no local. Entre os profissionais que atuam no novo escritório, estão engenheiros e profissionais recentemente contratados por meio de concurso público.

A engenheira civil, Ana Vitória Arruda, que é chefe de gabinete da secretaria de Governo, atua agora, no novo projeto, como coordenadora técnica do local. Ela destacou que as principais obras que serão trabalhadas no espaço estão ligadas ao orçamento do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público) da Caixa Econômica Federal.  “Aqui (escritório) nós estaremos focando em executar os trabalhos, principalmente, esses trabalhos que estão vindo com a verba do Finisa, que são os R$ 50 milhões para investimento em infraestrutura. Nós, engenheiros, vamos receber os pedidos das secretarias ou do prefeito, elaborar, fazer um estudo inicial e, assim que aprovados os projetos, damos andamento”, explicou.

Ainda segundo a coordenadora, a dificuldade atual no andamento de projetos é na parte documental, como, matrículas de imóveis, e o objetivo da equipe será organizar este fluxo de documentações.

Após esta fase, eles são encaminhados para licitação, com as opções de dispensa, sendo direcionados à Codesg (Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá), ou com a opção de abertura do processo de contração para que outras empresas conduzam as futuras obras do município.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?