Após três dias de paralisação, Prefeitura e sindicato colocam fim à grave do transporte público em Caraguá

Funcionários do transporte público haviam paralisado o atendimento à população desde a última semana, após questionamentos sobre direitos trabalhistas

Ônibus da Praiamar, empresa que administra o transporte coletivo da cidade; greve por reajuste salarial é encerrada (Foto: Reprodução)

Bruna Silva
Caraguatatuba

Após três dias de paralisação, a Prefeitura de Caraguatatuba, junto ao Sindicato dos Motoristas do Transporte Público, colocou fim à grave do transporte público. Os funcionários da empresa Praiamar Transportes haviam paralisado o atendimento desde a última sexta-feira (20).

O Município se comprometeu a manter o salário base dos trabalhadores durante a contratação da nova empresa, com o acréscimo de 12,47% INPC (Índice de Preços Consumidor).

O contrato com a atual empresa prestadora do serviço se encerra no próximo dia 2. A Prefeitura iniciou o processo licitatório e deve realizar audiências públicas entre os dias 1 e 3 de junho para ouvir as demandas da população. “Tudo o que a gente quer é colocar fim à greve, que está atingindo diretamente nosso munícipe. Mas não podemos negociar com esta empresa, que só sabe fazer exigências de aumento de tarifa e oferece o pior serviço possível ao usuário. Por isso propusemos ao sindicato esse acordo, com garantias para o novo contrato, uma vez que o contrato com a atual empresa encerra em um mês”, assegurou o prefeito Aguilar Júnior.

Em cinco anos, foram registradas mais de oitocentas reclamações por atrasos, falta de ônibus e negligências da Praiamar. Segundo a Prefeitura, essa era a razão da exigência do cumprimento do contrato.

Após a aprovação em assembleia, os ônibus voltaram a circular ainda pela manhã desta terça-feira (24).

Paralisação – A greve foi motivada após a empresa descumprir as discussões sobre o reajuste salarial deste ano. Conforme o Sindicato, os funcionários possuem um acordo com a Praiamar, em que todo início de maio há a discussão sobre o reajuste salarial.

Nenhuma articulação havia sido feita até a última sexta-feira (20). A empresa haveria apontado que não seria possível o reajuste anual devido à situação econômica do município.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?