Aparecida, Guará e Daee alinham ações para a manutenção da Barragem dos Mottas

Após encontro em São Paulo, plano de trabalho começa com vistoria nas comportas e orçamento para melhorias de estrutura de contenção

A Barragem dos Motas, alvo de discussões entre prefeituras de Guará e Aparecida e órgãos estatais por manutenção (Foto: Divulgação PMG)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

O prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva (Republicanos) se movimentou durante a semana para debater a situação da Barragem dos Mottas, estrutura que contém o volume de água que desce para a cidade, além da vizinha Aparecida. As duas gestões se reuniram com a Defesa Civil e Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), na última quinta-feira (7), no Palácio dos Bandeirantes, para tratativas a respeito do problema.

A capacidade de contenção segue preocupando os moradores dos dois municípios. As chuvas que seguem desde o final de fevereiro ainda deixam em alerta os moradores de bairros como o Jardim Tamandaré, em Guará, que quase ficou totalmente alagado, causando danos e prejuízos aos moradores. As discussões vêm se arrastando nas últimas semanas, com direito à ação judicial de Aparecida, cobrando maior atenção do Estado quanto à barragem e vistoria dos órgãos técnicos.

Enquanto isso, a semana de Soliva começou com encontro na Casa Militar, em São Paulo, na última segunda-feira (4), quando foi recebido pelo secretário-chefe coronel Henguel Pereira, major Vagner e coronel Monteiro para discutir a manutenção do local.

Três dias depois, foi a vez da reunião com a Defesa Civil e Daee. Na presença do secretário-chefe da Casa Militar, o coronel Henguel Pereira, as duas cidades anunciaram pelas redes sociais que foi criado um plano de ações para a manutenção da barragem. “Definimos itens importantes para iniciarmos essa força-tarefa, primeiro, nós vamos dar publicidade a um laudo feito pelo Daee em relação a estabilidade da Barragem, segundo, é colocarmos as comportas em operação. O Daee inicia nesta semana uma vistoria nas comportas, o que tem que ser feito, orçamento para a reforma, para dar segurança nessa vazão de água, para baixar o nível da barragem” explicou Soliva.

A comitiva de Guará contou ainda com o vice-prefeito Régis Yasumura (PL), o secretário de Obras, Paulo Barros, e o coordenador da Defesa Civil da cidade, Crysantho Ferreira. Pelo lado de Aparecida, o secretário de Defesa do Cidadão, Jefferson Monteiro esteve presente.

A administração da Capital Mariana atualizou a população por meio de nota, dando detalhes como a explanação do Daee sobre as condições de segurança da barragem, vistoriada no último dia 22, apresentando condições normais.

Ainda de acordo com as atualizações da reunião, atualmente, a represa está com aproximadamente 70% do volume de água de sua capacidade total e a vazão da água pelas comportas segue o procedimento padrão definido no Plano de Segurança da Barragem.

A partir de agora, o grupo de trabalho recém-criado, com a participação da Defesa Civil, Daee e as Prefeituras tem a missão de definir um plano de ação conjunto. Monteiro destacou a importância da união dos munícipios. “O mais relevante é termos a certeza que as vistorias e obras de melhoria serão realizadas pelo Governo do Estado na barragem”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?