Guará e Pinda estão entre as contempladas em novo PAC e projeta UBS’s e creche

Governo Federal libera recursos para cidades da RMVale por meio do Programa de Aceleração do Crescimento, atendendo ainda Caraguá, Ubatuba, Potim e Bananal

Evento de lançamento da nova fase do PAC, com investimento em obra para cidades como Guará e Pinda (Foto: Reprodução EBC)

Leandro Oliveira
RMVale

Sancionado na última quinta-feira (7) pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) lista uma série de obras de construção e reformas para municípios de todo o país. Na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), oito cidades tiveram projetos aprovados para recebimento de recursos e execução dos trabalhos.

Em Guaratinguetá, estão previstas construções de duas novas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de porte 4, além de uma nova creche e da reforma do Museu Conselheiro Rodrigues Alves. A informação, confirmada pelo Palácio do Planalto, foi comemorada pelo prefeito Marcus Soliva (Republicanos), que havia sido comunicado da aprovação pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). “É uma boa notícia. Nós temos mais verba para construção de duas UBS’s e para construção de mais uma creche. Boa notícia para Guaratinguetá. Em breve nós diremos quais os locais que escolhemos”, destacou o chefe do Executivo. “São quatro localidades que temos para construir a UBS, até em substituição a Unidade que está mais necessitada de mantermos nossa sede própria. Vamos dar início a esse processo”.

Terra natal de Alckmin, Pindamonhangaba também foi contemplada com três projetos. A construção do Caps (Centro de Atenção Psico-Social) e de duas unidades básicas de saúde de porte 3. Assim como em Guará, o Município ainda não divulgou onde as UBS’s serão instaladas.

Potim receberá um ônibus escolar para transporte dos alunos da rede municipal de ensino e terá recursos para construir duas novas unidades básicas de saúde de porte 1. Bananal foi a única cidade do Vale Histórico a ter aprovação neste primeiro momento, para construir uma UBS’s de porte 1.

No Litoral Norte, Caraguatatuba e Ubatuba também foram aprovadas, e poderão executar as obras de construção de uma UBS de porte 1 e o restauro do Sobradão do Porto, respectivamente.

Aparecida, Cachoeira Paulista, Cruzeiro e Lorena, que estavam na lista de pré-agenda do PAC, ainda não tiveram recursos autorizados.

Durante discurso de lançamento do novo PAC em Brasília, Lula afirmou que a prioridade na escolha das obras nesse primeiro momento se deu a localidades com vazios assistenciais. A primeira fase das obras tem uma previsão de investimentos acima de R$ 65,5 bilhões em todo o país. A segunda fase, prevista para o início do ano que vem, promete angariar projetos dos novos prefeitos eleitos em 2024.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?