Cruzeiro tenta retomar cultura com Capitólio e reforço de projetos

Mudança de comando e busca por apoio mantém estratégia para recuperar trabalho em baixa na cidade

Tetaro Cruzeiro (1)
Legenda Fechado para reforma, o Teatro Capitólio é aposta da cidade para alavancar Cultura (Foto: Francisco Assis)

Da Redação

Cruzeiro

Após trocar de comando, a Cultura de Cruzeiro tenta agilizar os projetos e recuperar um símbolo, quase esquecido no centro da cidade. A recuperação do Teatro Capitólio marcou a volta da Ondina Cipoli Guerra à secretaria, que tem ainda a tarefa de atrair os moradores para projetos da pasta.

Ondina já ocupou o cargo entre 2001 e 2004, durante o governo de Celso Lage. Desta vez, o trabalho tem um agravante, as dificuldades econômicas no município.

Em crise, a cidade terá que buscar apoio para os trabalhos. Essa é uma das tarefas que a nova secretária terá pela frente.

Trabalhos como a unidade cruzeirense do Projeto Guri, que atende cerca de 250 crianças e adolescentes e que passa por reestruturação. Ondina acompanha de perto a recuperação de instrumentos musicais e a adaptação do prédio, na Rua 2.

“O Projeto Guri é muito importante para mim. Lutei por ele, no período em que fui secretária, mas a cidade só conseguiu depois disso. O importante é que temos uma unidade que atende pessoas de 8 a 18 anos, formando músicos”, lembrou a secretária.

Mas a “menina dos olhos” da pasta é a recuperação do Teatro Capitólio. A Prefeitura de Cruzeiro assinou o contrato com a empresa Forma Construtora, vencedora da licitação da obra, paralisada há mais de quatro anos. Orçada em R$ 187 mil, a reforma tem previsão de entrega em 120 dias.

Com capacidade para 450 pessoas, o teatro contará com sistema ampliado de acessibilidade, para facilitar a participação pública. “O teatro foi usado até em shows de karaokês, com uma platéia que ajudou a acabar com ele.

Ficou seis anos parado e agora a Prefeitura retomou para que as pessoas possam ter esse contato com a arte, em um local aberto para grupos de teatro, musicais, corais, além de cursos”, elencou Ondina.

A secretária frisou ainda a busca por apoio para reforçar projetos como o trabalho no Centro Cultural Rotunda, a feira de artesanatos e ainda propostas para levar a cultura às ruas, atraindo a participação da comunidade. “A cultura precisa de uma atenção especial. É importante que, mesmo em momentos de dificuldades econômicas, possamos fortalecer o trabalho na cidade”.

Fundo – A busca pelo apoio solicitado por Ondina Cipoli pode ser facilitada com a aprovação na sessão da última segunda-feira da criação do FMCC (Fundo Municipal de Cultura de Cruzeiro).

A proposta do Executivo teve apenas um voto contrário, do vereador Marco Aurélio Siqueira (PR), que justificou seu voto por conta do orçamento do município já estar extrapolado, não havendo a possibilidade de aporte de recursos para o fundo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?