Sannini é eleito novo presidente da Câmara e pode retomar debate de sede em Guará

Vereador consegue 7 dos 11 votos na Casa para substituir Santos; base de Soliva domina formação da mesa diretora com cinco cadeiras das seis possíveis

O presidente da Câmara de Guará, Arilson Santos e Pedro Sannini, que assume cargo em janeiro; relação é amistosa entre Legislativo (Foto: Leandro Oliveira)

Da Redação
Guaratinguetá

A eleição para formação da mesa diretora da Câmara de Guaratinguetá terminou com saldo positivo para a gestão Marcus Soliva (PSC). O prefeito terá cinco das seis cadeiras da mesa ocupadas por vereadores que compõem sua base no Legislativo. Pedro Sannini (PSC) foi eleito presidente e comandará a Casa entre 2023 e 2024, substituindo o companheiro de sigla, Arilson Santos, que preside a Câmara até 31 de dezembro deste ano.

A vitória de Pedro foi soberana. Com 7 dos 11 votos possíveis, o vereador entrou no plenário com a certeza prévia de que sairia eleito. O clima amistoso ao fim da sessão deu o tom de que nos bastidores a vitória de Sannini era “favas contadas”. Ainda no púlpito, Marcelo da Santa Casa, derrotado no pleito, parabenizou o companheiro de Legislativo e desejou sorte ao novo chefe da Casa.

“Quero reiterar meu agradecimento e contar com os funcionários (públicos). Teremos novos desafios e queremos modernizar a Câmara. Tem o assunto do prédio novo. Este prédio há muitos anos não comporta a Câmara, os departamentos de recursos humanos, comunicação, financeiro estão totalmente insalubres. Os gabinetes, mal dá para entrar uma pessoa, tem que sair outra, dividido por biombos, esse é um problema que se arrasta há décadas e não teve solução”, citou o vereador eleito novo presidente.

Além de Pedro, que foi eleito presidente com sete votos, compõem a mesa diretora Arilson Santos (PSC) com nove votos, segunda vice-presidente Dani Dias (PSC) com 11 votos, primeiro secretário Marcio Almeida (PSC) com dez votos, segunda secretária Alexandra Andrade (PL) com 11 votos e terceiro secretário Vantuir Faria (MDB) com oito votos. Desses, apenas Vantuir não integra um partido da base de Soliva.

O atual presidente e futuro primeiro vice-presidente destacou o andamento da Casa nos últimos anos. “Hoje a Câmara (o trabalho) é só administrar. Na realidade, as bombas que tinham para resolver, foram resolvidas nesses dois anos que a gente estava à frente da Câmara, com relação a cassação de vereador, a prédio, economias, licitações. Então, o próximo presidente, vereador Pedro Sannini, pegará uma Câmara tranquilo onde é só dirigir para frente e com os companheiros do lado, tendo essa mesa diretora ativa para o próximo biênio”.

Com a votação realizada nesta segunda-feira (31), Soliva encerrará o mandato tendo conseguido emplacar a maior bancada de vereadores eleitas em Guaratinguetá para uma mesma legislatura e os dois presidentes do Legislativos. O prefeito foi um dos primeiros a parabenizar Pedro Sannini, através de uma ligação telefônica feita ainda enquanto o vereador estava no plenário.

Sede – A polêmica sobre a estrutura disponível para os vereadores foi abordada por Sannini, em participação no programa Atos no Rádio desta terça-feira (1). Nos últimos meses, a Câmara debateu a troca de prédios, saindo do atual, na avenida João Pessoa, no Pedregulho, para a antiga sede da diretoria regional de Educação, na praça Conselheiro Rodrigues Alves, cedido pelo Estado em 2019. Mas o local foi apontado como um problema por Arilson Santos, devido a falta de espaço para estacionamento e a necessidade de obras, que, de acordo com o atual presidente, impactaria os cofres do Legislativo. A proposta era reformar a atual sede.

Mas para Sannini, a situação é mais complicada e uma simples reforma não bastaria. “É (o prédio) um problema que se arrasta há décadas. Meu avô foi presidente da Câmara e já tinha problema. Os gabinetes devem ter três metros por três. Cabe no máximo três pessoas. Se entrar a quarta, uma tem que sair. São divididos por biombos, A pessoa espira, a gente fala ‘saúde’. É lastimável”, contou o presidente eleito, que destacou ainda a situação que a Câmara oferece para os funcionários. “Principalmente o pessoal lá de baixo, na diretoria financeira, com a diretoria de RH, diretoria de comunicação e o espaço do café. É um subsolo. Está a dois metros do Rio Paraíba. Quando tem chuva muito forte, o pessoal começa a rezar. O estacionamento começou a afundar e a Defesa Civil foi lá e condenou”.

Sobre a situação da sede atual, Pedro Sannini prometeu avaliar as possibilidades sobre reaver o prédio da Conselheiro Rodrigues Alves. “Vou ver o que é real, o que é possível. Ver a possibilidade de reaver o prédio da praça, mas o terreno é a melhor opção (área destinada à Câmara próxima ao Fórum da cidade e da FEG). É um terreno de dois mil e quinhentos metros”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?