Thales Gabriel inicia tratativas para retomar Projeto Guri em Cruzeiro

Governo do Estado programa visita técnica em Cruzeiro nos próximos dias para avaliar prédios que possam abrigar Projeto Guri

Reunião na secretaria de Cultura do Estado para apresentação de proposta na tentativa de retornar com Projeto Guri (Foto: Divulgação PMC)

Thales Siqueira
Cruzeiro

O prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca (PSD), esteve na secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, na última quarta-feira (5), para acertar detalhes do início do estudo técnico para a retomada do Projeto Guri no município. A expectativa é de que nos próximos meses, o Estado já tenha um posicionamento quanto à estruturação do espaço e a disponibilidade de implantação da iniciativa.

Também participaram da reunião o secretário de Esportes, Cultura, Juventude e Lazer, José Rogério Martins e o diretor de cultura, Patrick Ribeiro.

Segundo o diretor de Cultura, após as tratativas iniciais e a apresentação de dados ao secretário Executivo da Cultura, Marcelo de Assis, a próxima etapa será as fases de análise para implementação. “O primeiro passo são as visitas técnicas, em que o setor de projetos do Estado analisará os prédios disponíveis e viabilizará o local adequado para esta implementação”.

Ainda não há uma estimativa em relação a quantidade de cursos a serem ofertados e o número de alunos a serem assistidos. “O Estado fará esse investimento, através de reestruturação, adequação e funcionamento, com materiais, profissionais, instrumentos e manutenção. A proposta é que Cruzeiro abrigue mais um polo do Projeto Guri e desenvolva a economia criativa a partir da cadeia musical”.

Ainda de acordo com Ribeiro, a desativação do Projeto Guri aconteceu entre os anos de 2015 e 2016. Durante os 12 anos em que o município foi contemplado com o programa foram oferecidos cursos como de clarinete, contrabaixo acústico, flauta transversal, iniciação musical para crianças, percussão, saxofone, violão, violino, violoncelo, coral infantil e coral juvenil.
“Na época foram desativados 23 polos por decisão da própria secretaria de Cultura do Estado. Foi feita uma reestruturação do projeto que o ressignificou, o reativando com uma nova roupagem. Neste momento, Cruzeiro é uma das primeiras cidades (da região) a demonstrarem interesse”.

A Prefeitura e a diretoria de Cultura pretendem retomar com todos os cursos que já eram oferecidos anteriormente e, se possível, agregar outras modalidades de oficinas de música. A proposta deve atender crianças e adolescentes.
“O Projeto Guri, como um polo de produção cultural, cooperará para Cruzeiro como um dos equipamentos que auxiliam na diminuição do índice de vulnerabilidade juvenil, trazendo a criança e adolescente para uma proposta diferenciada e uma outra visão de mundo, construindo uma política pública de transformação humana, social e econômica”.

Projeto Guri – Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que atende gratuitamente crianças e adolescentes, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo.

A ação atende gratuitamente mais de sessenta mil crianças e adolescentes por ano, em 384 polos de ensino, localizados em 282 cidades paulistas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?