Cruzeiro inaugura creche com capacidade de atender até sessenta crianças

Prefeitura pretende zerar a defasagem de vagas até o final de 2024; prédio estava parada desde o início da pandemia de Covid-19

Thales Gabriel durante cerimônia de inauguração da creche no bairro Vila Batista; vagas são ampliadas (Foto: Reprodução PMC)

Thales Siqueira
Cruzeiro

A secretaria de Educação de Cruzeiro inaugurou, na última terça-feira (12), a Creche Professora Manoela Magalhães Leite Escobar, na Vila Batista. O espaço, que já está em funcionamento desde o final de agosto, tem capacidade para atender até sessenta crianças.

Foi realizada uma adequação no prédio, que já havia funcionado como escola e estava desativado desde a pandemia de Covid-19, para atender as necessidades do novo uso. Foram criados espaços de recreação e lazer para as crianças, como: pátio, parque e horta.

O espaço recebeu ainda a ampliação e revitalização do refeitório, reforma da cozinha e área administrativa, além da construção de áreas de suporte para professores e funcionários, como: sala e copa para os docentes, banheiros dos colaboradores e lavanderia. A creche conta ainda com três salas de aula, solários e banheiros adequados à faixa etária das crianças.

“A creche conta com três salas de aula, com capacidade para atender até sessenta crianças, a depender da faixa etária e das turmas abertas. Hoje, temos pouco mais de 35 crianças, por conta do já adiantado ano letivo”, destacou o secretário de Educação, Mário Costa.

Segundo Costa, a ideia de readequar o espaço surgiu devido à defasagem de vagas na primeira infância e a consequente necessidade de ampliar o número de vagas nas creches. A nova unidade educacional do município soma-se a outras já inauguradas nos últimos anos, com o objetivo de diminuir esse déficit.

“Ainda temos uma lista de espera significativa, com pouco mais de duzentas crianças na espera. Mas com as novas entregas, esperamos zerar a lista até o fim do ano que vem”.

A Prefeitura realizou, no ano passado, a ampliação da capacidade de atendimento da Creche Dona Lili, que mudou de prédio. No início deste ano, cerca de cem crianças passaram a ser atendidas na Creche Professora Jayra da Cruz Payão Pellegrini.

Ainda de acordo com Costa, a Prefeitura já tem um convênio assinado com o governo estadual no valor de R$ 320 mil  que permitirá às obras de ampliação da Creche Maria Rodrigues. “A Creche que fica na região da Washington Beleza, que é a região de maior carência no município, ampliará cerca de até quarenta novas vagas. Vamos fazer também uma reforma e readequação do prédio da antiga Cozinha Piloto, que irá incorporar a mesma creche, com a capacidade de até mais quarenta novas vagas”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?