Professora de Cachoeira pede ajuda para continuar tratamento contra o câncer

Letícia Zarbietti está afastada e enfrenta dificuldades financeiras devido à demora na perícia do INSS; vaquinha online

QR Code para doação à professora que luta contra o câncer e se afastou do trabalho (Foto: Reprodução Arquivos Pessoais)

Andréa Moroni
Cachoeira Paulista

A professora de Línguas, Letícia Zarbietti (26 anos), moradora do Embaú, na zona rural de Cachoeira Paulista, viu sua vida virar de cabeça para baixo no fim do ano passado. No dia 14 de dezembro, depois de realizar uma colonoscopia, foi diagnosticada com câncer de intestino. Hoje, ela busca apoio para a luta contra a doença.

Letícia só conseguiu agendar consulta no mês de janeiro com um proctologista oncológico, em Guaratinguetá e deu início ao tratamento. Teve que passar por uma cirurgia para a retirada do tumor. Mas teve que voltar para o centro cirúrgico três dias após a operação.

“Houve vazamento de fezes do meu intestino. Corri o risco de ter uma infecção generalizada. Foi preciso colocar uma bolsa de colostomia”, contou a jovem.

Depois de dois meses da cirurgia, a professora começou o tratamento de quimioterapia. Ela toma medicação quimioterápica por 15 dias e pausa por outros sete, então, o ciclo recomeça. Com a “químio”, Letícia desenvolveu flebite (inflamação da parede interna dos vasos sanguíneos) e foi preciso colocar um cateter na veia jugular para continuar com o tratamento.

Segundo Letícia, a previsão é que o tratamento de quimioterapia termine em outubro. “Depois disso, eu vou fazer outra cirurgia para reconstruir o caminho intestinal e fechar de vez a colostomia, vencendo esse processo todo”.

Com o tratamento e os efeitos colaterais dolorosos, a professora não tem conseguido trabalhar. Ela está afastada da escola, mas o pedido de auxílio doença não está sendo pago pelo INSS, que ainda não marcou a perícia médica.

Letícia é solteira e mora com a mãe no bairro Embaú, na zona rural. Para conseguir pagar as contas, ela começou a produzir e vendar velas aromáticas. O problema, segundo a jovem, é que com o avanço do tratamento e os efeitos colaterais ela não consegue produzir. “Estou afastada da escola, mas o INSS não está pagando o auxílio doença porque não agendam a perícia. Antes da cirurgia, eu comecei a vender velas aromáticas, mas com a reação do tratamento não consigo mais produzir bastante. Cada vez que vou à farmácia a conta fica caríssima, mercado não tá dando quase nem para comprar a cesta básica”.

Apesar de todas as dificuldades, ela ressalta que amigos e moradores de Cachoeira têm ajudado financeiramente e com a doação de alimentos. “Para piorar a situação, a minha mãe, que me ajudava nesse processo todo, acabou de perder o emprego e estamos sem saber o que fazer”.

A professora criou uma vaquinha virtual para que consiga ajuda até terminar seu tratamento. Para colaborar basta acessar vakinha.com.br/3893990. Para fazer um PIX a chave é 3893990@vakinha.com.br.

Letícia Zarbietti tem buscado formas de angariar recursos. Além da vaquinha online, ela tem divulgado ações como o bazar solidário, que será realizado no próximo dia 20, das 9h às 18h, na rua Eduardo Santos Pinto, nº 306, na Vila Canevari (em frente à Praça da Bíblia) e uma rifa solidário, divulgada em suas redes sociais, como o Instagram (@leticiazarbietti) e o WhatsApp (12) 991243439.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?