Grupo Shibata projeta iniciar em agosto a construção do Shopping em Cruzeiro

Previsão de abertura para o centro comercial é o segundo semestre de 2024; empreendimento deve anunciar primeiras marcas parceiras ainda neste mês

Serviços para adequação de solo para construção do Shopping; grupo Shibata anuncia início das obras (Foto: Divulgação PMC)

Andréa Moroni
Cruzeiro

O grupo Shibata anunciou que iniciará a obra de construção do shopping em Cruzeiro ainda em agosto. A informação foi dada pelo prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD), depois que as equipes de administração e engenharia do grupo estiveram na cidade, na última semana.

Fonseca destacou que o Shibata já possui uma unidade neste modelo, no shopping instalado em São José dos Campos. “O shopping Oriente é um empreendimento que tem crescido bastante e Cruzeiro terá um modelo semelhante. Essa obra vai gerar muitos empregos, proporcionar desenvolvimento econômico e crescimento de renda para a população”.

A equipe do Shibata realizou uma vistoria prévia no local onde será construído o empreendimento. “Nesse mês devemos dar início a todo o serviço de terraplanagem, fechamento da obra, canteiro, mobilização de pessoal para o início da adequação do prédio, além do espaço do estacionamento”, informou o prefeito.

Ainda em agosto devem ser anunciadas as marcas âncoras que irão compor o mall (reunião de lojas e multimarcas). “A entrega efetiva do empreendimento deve acontecer no segundo semestre de 2024, antes do início das vendas de Natal.  Será uma obra que vai movimentar a cidade, o Vale Histórico e também o Sul de Minas”, ressaltou o prefeito.

A obra será realizada em uma área de 47 mil m², na rua Doutor Othon Barcellos no bairro Vila Paulista. Avaliado em aproximadamente R$ 21 milhões e cedido pelo Governo Federal ao Município, em dezembro de 2021, o terreno abriga o antigo prédio da Agef (Armazéns Gerais Ferroviários), que era utilizado como estação de carga e descarga de vagões, fato que motivou a necessidade de apresentação ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) de um Plano de Preservação do Patrimônio Histórico e Ferroviário.

A expectativa municipal é que a fase de construção do shopping gere até duzentos empregos diretos. Já com o centro comercial funcionando, o número de contratações diretas deverá chegar a mil.

Hospital Regional – Outro empreendimento que trará benefícios para os moradores da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) é o Hospital Regional, que está sendo construído com verba do governo do Estado. A obra já tem 50% do serviço concluído, segundo Fonseca.

“A obra está dentro do seu cronograma. Se em 12 meses temos 50% pronto, nos próximos 12 meses ela será finalizada. Depois, serão de 4 a 5 meses para a colocação do mobiliário e de equipamentos”, destacou. A previsão é de que o hospital esteja funcionando no final de 2024.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?