Campanha pede ajuda para tratamento de bezerros resgatados em Cunha

Bovinos são atendidos em hospital veterinário de campanha; doações direcionadas ao Recinto Municipal de Exposições

Animal é tratado por voluntários após socorro na última semana; bezerros são transferidos de fazenda denunciada para santuário (Foto: Reprodução)

Lucas Barbosa
Cunha

Voluntários e servidores municipais de Cunha concluíram na tarde da última segunda-feira (7) a operação de retirada dos quase trezentos bezerros da fazenda em que foram flagrados em situação extrema de maus-tratos na última semana. Assim que se recuperarem, os bovinos serão acolhidos por um santuário animal em Pindamonhangaba.

De acordo com a Prefeitura de Cunha, os bezerros resgatados de uma propriedade rural no bairro Santa Cruz estão sendo atendidos no hospital veterinário de campanha, montado no último fim de semana no Recinto Municipal de Exposições. No local, uma equipe de veterinários voluntários está tratando e avaliando o estado de cada um dos animais. Os bovinos que tiverem condições de suportar o transporte até Pinda, serão levados ao Santuário Filhos de Shanti até o fim desta semana. A entidade já iniciou o preparo da área que abrigará os bezerros. A expectativa da instituição é que assim que os animais estiverem totalmente recuperados, parte deles será encaminhada a outros santuários do país.

A ação é acompanhada pelo Gaema (Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo), órgão vinculado ao MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo). Os bezerros estão sob a tutela legal de uma advogada ligada à causa animal.

A Prefeitura de Cunha lançou no último domingo (6), pelas redes sociais, uma campanha de arrecadação de alimentos para os bovinos. Denominada ‘SOS Bezerros de Cunha’, a ação solidária solicita doações de sal mineral e de silagens de cana e de milho. Os pecuaristas e moradores da região interessados em contribuir com a campanha devem levar o alimento até o Recinto Municipal de Exposições, que fica na alameda Francisco Cunha Menezes, no bairro Falcão.

Histórico – Após uma denúncia anônima, 302 bovinos foram encontrados pela Polícia Militar Ambiental no último dia 2 numa fazenda que pertence ao grupo empresarial Mashia Agropecuária. Sem água e alimentação, os bezerros estavam em estado crítico desnutrição, sendo que 12 deles não resistiram.

O dono da fazenda, que não estava no local no momento da operação, foi multado em R$ 906 por maus-tratos e deverá ser indiciado por crime ambiental. O pecuarista segue em São Paulo, onde se recupera da Covid-19.

O caso segue sendo apurado pela Polícia Civil de Cunha e pelo MP-SP, através do Gaema.

A situação gerou revolta na população e também em entidades de defesa animal. Desde o último dia 3, participam da operação de resgate e de tratamento dos bezerros diversos grupos de voluntários, como a ONG (Organização Não Governamental) ARA (Amor e Respeito ao Animal), o Grad (Grupo de Resgate de Animais em Desastres) e a ONG Arca da Fé.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?