Após batalha judicial, estátua de Nossa Senhora Aparecida é inaugurada

Monumento maior que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro é marco das comemorações a partir deste ano; imagem gigante receberá ainda mapa do Brasil e “Mãos de Deus”

Monumento da Nossa Senhora Aparecida, inaugurado na cidade; após três anos, Justiça libera conclusão (Foto: Reprodução)

Lucas Oliveira
Aparecida

Com cinquenta metros de altura, uma estátua de Nossa Senhora Aparecida foi inaugurada no fim da tarde do último sábado (7) no bairro Itaguaçu, em Aparecida. Apesar da cerimônia, o monumento, construído através de um investimento de cerca de R$ 10 milhões, ainda está inacabado.

Contando com a presença do artista plástico e escultor, Gilmar Pinna, o evento de inauguração reuniu religiosos e fiéis em um ponto do Itaguaçu que fica a cerca de três quilômetros do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Maior que o tradicional monumento do Cristo Redentor, que possui 38 metros de altura e fica no Rio de Janeiro, a estátua em homenagem à santa é feita de aço e pode ser vista até seis quilômetros de distância.

Com sua construção iniciada por Pinna em 2017, a estátua seria instalada em 2019, porém o ato foi proibido pela Justiça devido a uma ação movida pela Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), que questionava a legalidade da autorização da Prefeitura para sua implantação e da utilização de recursos públicos para a promoção da fé católica, o que feria o princípio constitucional do Estado laico (dever do Estado em ser imparcial em relação às questões religiosas). Após uma batalha judicial de quase três anos, o escultor e o Município foram autorizados a retomar o projeto no ano passado.

Durante entrevista à imprensa regional, momentos após a inauguração da estátua, que fica em um espaço aberto à visitação gratuita, Pinna afirmou que ela passará ainda por uma fase de finalização, que durará aproximadamente um ano e meio. Segundo o escultor, o monumento receberá a instalação de um grande mapa do Brasil e de dois braços gigantes, que simbolizarão que o país está nas mãos de Deus.

A reportagem do Jornal Atos solicitou à Prefeitura de Aparecida informações sobre o valor do investimento municipal aplicado na obra, que contou também com recursos de Pinna, mas nenhuma resposta foi encaminhada até o fechamento desta edição. Até o início da tarde desta segunda-feira (9), o Munícipio e o prefeito, Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito (Podemos), não haviam publicado em suas redes sociais textos ou imagens relacionadas a inauguração do monumento religioso.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?