Aparecida prorroga contrato na saúde, mas deve mudar gestão da atenção básica

Expectativa da Prefeitura é de que Irmandade São Francisco assuma coordenação dos postos e ambulatórios da rede municipal dentro de 180 dias

Prédio da ESF São Roque; administração da saúde de Aparecida deve mudar nos próximos meses (Foto: Reprodução PMA)

Andréa Moroni
Aparecida

A Prefeitura de Aparecida prorrogou por 180 dias o contrato com a Anaesp (Associação Nacional de Apoio ao Ensino, Saúde e Politicas Publicas de Desenvolvimento), empresa responsável pela atenção básica na rede municipal de saúde. A empresa atua há quatro anos na cidade em contrato que venceu na última quarta-feira (20).

Segundo a secretaria de Administração, a prorrogação por seis meses tem uma cláusula que permite a rescisão do contrato a qualquer momento, com aviso prévio de trinta dias. A intenção da Prefeitura é firmar uma parceria com a Irmandade São Francisco, de Jaci – SP, que já administra o Pronto Socorro e a Santa Casa para o atendimento nos postinhos.

De acordo com secretário de Saúde, Gláucio Jorge de Souza, a Prefeitura está aguardando a Santa Casa fazer os estudos para o que será necessário para assumir os atendimentos. “O prazo é de 180 dias, mas se a Santa Casa conseguir resolver todas as pendências, a mudança pode acontecer antes”.

Aparecida possui atualmente sete ESF’s (Estratégia Saúde da Família), três EAP’s (Equipe de Atenção Primária), um centro de especialidades e diagnóstico e um ambulatório, que atende os romeiros aos finais de semana.  “Nos ESF’s nós temos uma equipe formada por médico, enfermeira, duas técnicas de enfermagem e seis agentes de saúde. Já nos EAP’s não temos agentes comunitários de saúde”, informou Gláucio.

No início de março, a Prefeitura  segurou verba de R$ 800 mil, por cerca de dez dias, para que a prestação de contas da empresa fosse analisada, a pedido do prefeito José Carvalho de Paula, o Zezão da Concretagem (Podemos), que assumiu o cargo no último dia 23, após afastamento de Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito (Podemos), por noventa dias, de acordo com determinação do Tribunal de Justiça do Estado, que acatou denúncia do Ministério Público sobre irregularidade em contrato de aluguel para sede do Poupatempo.

Os 140 funcionários, que atendem nas unidades de saúde da cidade, receberam com atraso o pagamento.  Segundo a direção da Anaesp, a Prefeitura tem feito o repasse de forma parcelada desde agosto de 2023.

Santa Casa – O administrador do hospital, Frei Bartolomeu Schultz revelou que, na próxima semana, vai se reunir com as irmandades São Francisco e a da Santa Casa para discutir os passos que serão necessários para a parceria com a Prefeitura. “Ainda não temos nada alinhado, depois das reuniões é que vamos articular algumas questões nesse processo”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?