Aparecida entrega nova Casa de Passagem para pessoas em situação de rua

Prefeitura promete triplicar vagas de atendimento com nova sede; com R$ 355 mil investidos, espaço recebe até animais de assistidos

Abordagem de pessoas em situação de rua; Casa de Passagem de Aparecida é entregue (Foto: Reprodução PMA)

Andréa Moroni
Aparecida

A Prefeitura de Aparecida entregou a nova Casa de Passagem para atender pessoas em situação de rua. A construção do espaço contou com recursos próprios da Prefeitura em R$ 355.273.

A nova sede do serviço fica na rua Chico Palma, s/n, bairro Santa Terezinha, ao lado do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e recebeu o nome de Nilceia Alessandra Coelho de Oliveira, assistente social que cuidou do antigo albergue municipal.

A secretária de Assistência Social e da Mulher de Aparecida, Natália de Carvalho, explicou que as obras da Casa de Passagem começaram em novembro de 2022.

O espaço terá quartos com beliches, banheiros e local para alimentação. “Até casinha de cachorro vai ter, pois geralmente são companheiros dessas pessoas nas ruas”, contou Natália. A Casa de Passagem triplicará a capacidade de atendimento, elevando de 10 para 28 vagas.

A secretária disse que a Prefeitura realiza semanalmente, com ênfase nos dias mais frios, a abordagem social nas ruas. “População de rua permanente a cidade não tem. Há uma população flutuante de pessoas, que ficam em situação de rua temporariamente. Muitos casos de pessoas usuárias de entorpecentes. E casos de pessoas migrando de uma cidade para outra, além dos peregrinos”.

O Município, segundo Natália, faz o contato para saber o motivo da pessoa estar naquela condição de rua. “Tentamos contato com a família. Ajudamos com a passagem. Se a pessoa está sem documentação, a Prefeitura encaminha para fazer um boletim de ocorrência para que recupere os documentos. Sem ter pelo menos um documento não há como a Prefeitura abrigar a pessoa na Casa de Passagem. Inclusive por uma questão de segurança”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?