Focando queda de temperaturas, Pinda retoma acolhimento noturno para pessoas em situação de rua

Medida tenta evitar que público mais vulneráveis sofra com o frio; Prefeitura mantém equipe de atendimento e estrutura de informações

Ação da Prefeitura para minimizar o risco de morte na temporada de inverno em Pindamonhangaba (Foto: Divulgação PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Em uma tentativa de amenizar o impacto do frio, que pode até mesmo levar a casos de morte, a Prefeitura de Pindamonhangaba retomará, no próximo mês, a ronda noturna. O procedimento consiste na abordagem social em horários estendidos com foco em resgatar pessoas em situação de rua.

De acordo com a secretaria de Assistência Social, a ação, que é realizada há cerca de quatro anos, buscar estender a abordagem e acolhimento para pessoas que vivem nas ruas, enfrentando o dia a dia sem um teto. Realidade ainda mais opressora durante as noites de inverno.

Apesar de ainda ser inverno, as temperaturas serão amenas em Pindamonhangaba pelos próximos dez dias. As mínimas oscilarão entre 12ºC e 15ºC, conforme dados do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).

Pensando na probabilidade de queda na temperatura, a Prefeitura conta com uma equipe especializada para a abordagem, composta por assistentes sociais, psicólogos e motoristas. Segundo a responsável pela secretaria de Assistência Social, Ana Paula Miranda, o projeto será retomado entre os meses de junho e julho, períodos em que frio se torna mais intenso. A área com maior aglomeração de pessoas em situação de rua, em Pinda, é a região central.

A expectativa é ainda de proteger as pessoas em vulnerabilidade, uma vez que podem sofrer hipotermia, confusão mental, além do risco de morte. “A população também pode contribuir com o projeto utilizando os canais de comunicação com a Assistência Social, com o objetivo de facilitar o amparo para essas pessoas e, desse modo, encaminharmos nossa equipe para oferecer o atendimento necessário, para protegê-las”, finalizou Ana Paula.

Os moradores que identificarem pessoas em situação de rua poderão entrar em contato com a secretaria de Assistência Social pelo telefone (12) 3643-1607, além do Centro de Acolhimento via WhatsApp, pelo número (12) 93500-3054.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?