Silveiras prepara primeira Festa Literária com quatro dias de eventos

Flis promete reunir escritores e população com proposta de promover atividades de incentivo à leitura

Crianças escolhem livros em exibição; Silveiras promove evento literário (Foto: Reprodução EBC)

Thales Siqueira
Silveiras

A Prefeitura de Silveiras realiza entre os dias 3 e 6 de agosto a primeira edição da Flis (Festa Literária de Silveiras). O evento, que terá estrutura montada no entorno do Rancho do Tropeiro, na praça Tenente Anacleto Ferreira Pinto, aborda o tema “A palavra na literatura regional”, em ação que busca fomentar a literatura e a cultura regional.

Com uma programação gratuita, a Festa Literária trará ações para crianças, jovens e adultos, com sessões de bate-papo com escritores convidados, lançamentos e exposição de livros, apresentações musicais e palestras, além de um concurso literário que deve agitar o festejo. O evento conta ainda com barracas de comidas e bebidas típicas e exposição de artesanatos locais.

Será apresentado o resultado do concurso desenvolvido, durante o primeiro semestre de 2023, com os alunos da rede municipal e estadual da cidade.

“Um dos objetivos é a integração entre o trabalho das crianças com a Festa Literária. O encontro não é somente para os adultos, mas também para as crianças e os jovens. Queremos mostrar para eles a importância da literatura”, destacou o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e idealizador da Flis, Edmundo Carvalho.

No próximo dia 3, a Flis terá abertura a partir das 19h com uma mesa de abertura que contará com a presença do prefeito Guilherme Carvalho (PSDB). No mesmo dia, uma exposição sobre a vida e obra do professor José de Miranda Alves e a apresentação do Coral Unavoz de Cruzeiro.

Já no dia 4, serão realizadas apresentações culturais de crianças e jovens estudantes da cidade, um bate-papo sobre literatura infanto-juvenil e uma palestra do escritor Sílvio Ferreira Leite com a temática “Você quer escrever um livro?”. Para encerrar a programação do dia, haverá ainda uma palestra sobre a formação do povoado de Silveiras, uma apresentação de jongo e o debate “Vale Literário- ontem e hoje”, com a presença do Instituto Ruth Guimarães de Cachoeira Paulista.

O terceiro dia do evento (5), a Flis fará recreação infanto juvenil organizado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio), as palestras “Sabor na Literatura do Vale Histórico Paulista”, “O legado do romancista silveirense Vicente Felix de Castro” e “A influência tropeira no Vale Histórico”.

Já no último dia da Festa Literária haverá um café da manhã, a palestra “Lúdico na Educação”, além da premiação do Concurso Literário. Durante todos os dias do evento, será realizado também uma exposição de artes plásticas, feita por artistas locais, no prédio da antiga cadeia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?